sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Sanca Club reúne apaixonados por carros antigos

Proprietários de veículos se reúnem com suas relíquias e em novembro deve ocorrer a primeira mostra em São Carlos

25 Jun 2015 - 09h34
0 - 0 -

Hobby, terapia, ponto de encontro, paixão. Definições não faltam, mas a certeza é que um grupo de 30 pessoas de São Carlos se uniu em torno de um único propósito: cultuar seus veículos antigos que agora são ‘membros’ da família.

Dessa união nasceu o Sanca Club Autos Antigos que busca unir aqueles que são apaixonados por carros antigos.

Uma das entusiastas deste grupo, Francisléia “Leia” Helena Ivo, 38 anos, que atua como fotógrafa no clube concedeu uma entrevista exclusiva ao São Carlos Agora e conta um pouco a história do clube, as ideias e as propostas para os próximos meses.

CASOS DE AMOR

Na entrevista, Leia revelou que o que não falta no clube é casos de amor. Do proprietário para com seu veículo de estimação. Conta ainda que ela foi ‘flechada’ pelo cupido durante uma mostra.

EXPOSIÇÃO

Em novembro a população de São Carlos terá oportunidade de conhecer a fundo os adoradores de carros antigos que fazem parte do Sanca Club. O Banana Brasil, às margens da rodovia Washington Luís deverá sediar a primeira exposição. A novidade foi anunciada pela fotógrafa do clube.

A ENTREVISTA

São Carlos Agora - Como nasceu a ideia da fundação do Sanca Clube Autos Antigos?

Francisléia Helena Ivo - Foi criado há mais de 5 anos com outro nome, outros integrantes. Tempos depois foi desmando e como ficou os apaixonados e suas histórias, foi surgindo um a um outra vez, novas ideias, novas vontades, altas viagens, camisetas, novas, adesivos e novo nome também. Ai começou a esfriar novamente, onde tomei a iniciativa. Vesti a camisa, sem eleição e sem nada, e fui batalhar. Fiz isso porque tenho uma história com meu carro, como todos têm sua historia e não dá para ficar só olhando, sabe porque? Carro na estrada tem história para contar, na garagem ele fica empoeirado e guardado, certo? Então desde março de 2014 estamos ai...

SCA - Quantos associados têm hoje? Mais homens ou mulheres?

Leia - São aproximadamente uns 30 carros, para as viagens. Às vezes vão uns 14, 3, 5. Nunca os 30. Mulher proprietária com carro no nome por enquanto só eu mesmo. O resto só homens (risos). Mas veja bem as esposas são muito participativas, os filhos e parentes também.

SCA - Quando vocês se reúnem para expor os veículos?

Leia - As nossas reuniões são aos sábados, na Larga (avenida Dr. Teixeira de Barros (Vila Prado), na casa dos membros, em festas de aniversário, churrascos, às vezes no lava rápido do Alex. Vamos diversificando para fazermos novas amizades e sair com nossos carros. Local certo não apenas o sábado mesmo. Vamos aos domingos às vezes também tomar café da manhã no Posto Castelo, temos um chat no Facebook e combinamos tudo por lá.

SCA - Quantos veículos estão catalogados?

Leia - Estou iniciando a documentação para fazer do clube uma associação. Então no momento carro catalogado não tenho, mas até dezembro teremos muitas surpresas. Prometo.

SCA - Quais as principais marcas?

Leia - Principais marcas são Kombi, Passat, Corcel, Variante. Agora no clube o Fusca tem mais e mais modalidades: por exemplo Rat Look rebaixado, placa preta, original, customizado. Mas como diz o Alexander (um dos membros) que diz que é praia dele então procura saber de tudo, mas é difícil classificar o carro dos outros. Vai do proprietário apaixonado dizer o que acha do seu carro.

SCA - Tem veículos raros?

Leia - Veículos raros na cidade têm, mas não fazem parte do clube. Mas alguns que já passaram são placas preta.

SCA - Há a possibilidade de uma exposição para apresentar os veículos para a população são-carlense?

Leia - Certeza essa possibilidade e vai se concretizar em novembro, mas ainda sem data certa. Com a parceria do empresário Toninho Bertacine (proprietário do Banana Brasil) que abriu as portas para o tão esperado primeiro evento.

SCA - Hoje, colecionar veículos é um hobby ou terapia?

Leia - Hobby para colecionadores que tem até miniaturas parecidas com seus carros, e os deixam guardados na garagem muitas vezes. Terapia para os apaixonados que tem boas historias para contar...

SCA - É caro ser colecionador?

Leia - Colecionador depende do que a pessoa deseja. Vi uma matéria especial da TV Globo que existem carros que variam de RS 10 mil a 95 mil. Então caro ou não, quando o cara quer, ele compra. 

SCA - Os veículos são todos restaurados?

Leia 11) Não, nem todos são restaurados. Para um proprietário apaixonado quanto mais original melhor.

SCA - Você disse que tem até história de amor no clube. Qual seria?

Leia - Essa historia de amor foi comigo e começou logo que entrei no clube. Um dos membros que também tinha acabado de entrar de nome Gelson que todo evento saímos e era incrível. Quando não ficávamos um do lado do outro estacionado, ficávamos na estrada um na frente do outro.

Quando chegávamos no local do evento sempre ficávamos perto e nossos filhos sempre juntos.

Ele sempre muito cuidadoso e nos últimos 3 anos, sempre com as trocas de olhares (e uma mulher percebe né – risos). Ai a cada dia começou a demonstrar mais e mais, começou a usar as redes sociais para poder ficar mais perto e cada vez mais. Há 10 meses resolvi aceitar seu pedido de namoro. O pessoal do clube falava que íamos ficar juntos, que ia dar casamento e estamos juntos e nossos carros também. Teve um evento em Monte Alto e eu escrevi uma declaração de amor e entreguei no palco. A galera muito bacana me ajudou a fazer uma surpresa gostosa e “quebrei” as pernas dele (risos). Enrolei tanto e ele foi tão persistente que hoje posso dizer valeu a pena. Não me vejo sem ele e a cada oportunidade que tenho, digo o quanto ele é importante em minha vida, e quanto eu o amo! E sempre agradeço por ele ter me escolhido. Serei sempre a branquinha dele (risos)

SCA - Considerações finais

Leia – Para finalizar, todo carro tem seu nome: a “Menininha Ervilha”, o “Azulzinho”, o “Ratão”, a perua “Gertrudes”, “Doce de Leite”, o “Flasch”. E depois dessa matéria haverá batismo para os nomes (risos)...

Leia Também

Últimas Notícias