sábado, 27 de abril de 2024
Cidade

SAMU ganha nova ambulância e terá atendimento descentralizado

26 Out 2017 - 18h46
SAMU ganha nova ambulância e terá atendimento descentralizado -

Com a inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em 30 de junho de 2006, São Carlos passou a construir uma nova história na assistência pré-hospitalar móvel no atendimento das ocorrências de Urgência e Emergência na cidade. O serviço que salva vidas, que reúne uma frota de 2 motolâncias, 3 Unidades de Suporte Básico e 2 Unidades de Suporte Avançado, acaba de ganhar reforço: uma nova ambulância USB (Unidade de Suporte Básico) entregue pelo prefeito Airton Garcia na tarde desta quinta-feira (26), em frente ao Paço Municipal junto com o secretário municipal de Saúde, Caco Colenci, os vereadores Marquinho Amaral e Lucão Fernandes e o diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Marcos Palermo.

O prefeito Airton Garcia anunciou que a Prefeitura de São Carlos está licitando mais quatro veículos. "São Carlos cresceu e a saúde tem que acompanhar, então nós compramos essa ambulância e vamos comprar outras quatro para melhorarmos o atendimento na cidade", disse o prefeito.

Marquinho Amaral enalteceu a preocupação do prefeito Airton Garcia e do secretário Caco Colenci com a área de saúde no município. "Representando a Câmara Municipal de São Carlos, o presidente Julio Cesar, nós tivermos a oportunidade de acompanhar a entrega de mais uma viatura para o SAMU, de grande importância para esta instituição que tanto trabalha salvando vidas. Nós trabalhamos há muito tempo para que o SAMU seja cada vez mais valorizado e equipado. Temos visto que as coisas começam a melhorar na cidade de São Carlos. Após colocar as finanças da Prefeitura em dia, o prefeito Airton Garcia começa a mostrar o seu trabalho com benefícios e melhorias nas mais variadas áreas", destacou Amaral.

Para o secretário municipal de Saúde, Caco Colenci o SAMU tem um trabalho extremamente importante para a cidade, com equipes qualificadas. "Temos que oferecer as equipes materiais e suporte para que possam desenvolver seu trabalho. Essa Unidade de Suporte Básico amplia a frota, estamos com licitações de novas ambulâncias, a última ambulância comprada foi através de emenda parlamentar do vereador Lucão Fernandes, já que a Prefeitura não comprava veículos há mais de quatro anos".

Caco Colenci ressaltou, também, a parceria com o Poder Legislativo de São Carlos. "A Câmara Municipal tem nos ajudado bastante e com a economia de recursos de 2017 nós vamos descentralizar o atendimento com bases na Vila Prado e no bairro Cidade Aracy para criar uma rede maior de proteção nos atendimentos de urgência e emergência. O prefeito Airton Garcia determinou que tudo fosse feito para que o SAMU tenha as condições necessárias para atender a população", finalizou Colenci.

O vereador Lucão Fernandes explicou que a compra da última viatura do SAMU foi feita através da economia de recursos da Câmara Municipal, de todo o parlamento, dos assessores, vereadores e funcionários da Câmara. "Ainda estamos trabalhando na contenção de gastos e despesas sempre pensando na população de São Carlos. Precisei por esses dias do atendimento do SAMU e presenciei que foi muito rápido", revelou o vereador.

Lucão Fernandes lembra ser necessário fazer um grande empenho para equipar cada dia melhor o SAMU e não tem dúvida que com a descentralização o atendimento será ainda mais rápido e eficiente, minimizando riscos ou perdas para os pacientes que necessitarem do atendimento do serviço.

Sobre a contribuição da Câmara Municipal no processo de descentralização do atendimento do SAMU, Lucão disse que o parlamento é muito inteligente, entende a dificuldade que a cidade está passando neste momento.  "A Câmara Municipal está trabalhando com os olhos voltados para ajudar o gestor municipal neste momento de dificuldades. A Câmara tem se colocado como parceira e não adversária. Queremos andar juntos para solucionar melhor essas questões na cidade de São Carlos", frisou Fernandes.

 

Leia Também

Últimas Notícias