sexta, 01 de março de 2024
Cidade

SAMU de São Carlos é considerado modelo no país

23 Set 2010 - 18h12Por Redação São Carlos Agora

O prefeito Oswaldo Barba entregou nesta quarta-feira (22) aos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Carlos 7 desfibriladores, 4 oxímetros de pulso e 1 gerador  de energia elétrica de 17.5 KVA.

O prefeito aproveitou a oportunidade e cumprimentou os socorristas pela eficiência do trabalho e pela conquista da premiação de 3º melhor SAMU do Brasil na capacitação do Ministério da Saúde que ocorreu para 150 SAMU´s do país. “Isso significa que estamos no caminho certo porque temos em São Carlos um SAMU bem equipado, com profissionais altamente capacitados e bem treinados”, disse o prefeito.

O prefeito Oswaldo Barba agradeceu o trabalho desenvolvido pelos socorristas do SAMU que não medem esforços 24h por dia para salvar vidas. “Nós já tínhamos desfibriladores nas USA´s, mas agora todas as ambulâncias recebem o equipamento e isso vai melhorar o atendimento da nossa população”.

Os desfibriladores possibilitam maior autonomia no atendimento de paradas cardio-respiratórias, para as equipes de enfermagem que atuam nas ambulâncias Unidade de Suporte Básico (USB). Os oxímetros de pulso são aparelhos que aferem de forma rápida e precisa a quantidade de oxigênio periférica facilitando o diagnóstico precoce de disfunções pulmonares e intervenções imediatas. Ambos foram doados pelo Ministério da Saúde.

Já o gerador de energia adquirido pela Prefeitura terá funcionamento com partida automática, para manter funcionando os links dos telefones 192 que antes ficavam inoperantes na falta de energia.

O secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira, lembra que a meta é promover sempre uma cidade em defesa da vida. “Para operar os desfibriladores as equipes de socorristas passaram por capacitação, no Núcleo de Educação em Urgência localizado na base do SAMU 192, estando habilitados a realizar manobras de ressuscitação cárdio-pulmonar com maior êxito no atendimento e aumento significativo na sobrevida do paciente” relatou Pereira.

O chefe da Divisão de Atenção Pré-Hospitalar Móvel, Francisco Neo, ressaltou que a ambulância USB que fica em Santa Eudóxia, oferece cobertura no distrito de Água Vermelha e as ambulâncias que ficam nas UPA´s do Cidade Aracy e avenida São Carlos, serão contempladas com o desfibrilador e oxímetro de pulso. “Com oxímetro é possível estabilizar os pacientes, em vias públicas, residências e outras localidades antes mesmo de encaminhá-las para a unidade hospitalar de referência”, disse Néo.

Atendimentos
Segundo a coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, de janeiro a 2º de setembro deste ano o SAMU realizou 18.900 atendimentos, média de 70 atendimentos/dia. Os que necessitam da Unidade de Suporte Avançado (USA) somam 10% das ocorrências – 7 atendimentos por dia.

Leia Também

Últimas Notícias