sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Roselei quer limpeza de entulho na Avenida Ayrton Salvador Leopoldo Jr

13 Ago 2015 - 11h39

O vereador Roselei Françoso (PT) protocolou, nesta quinta-feira (13), na Câmara Municipal,  requerimento solicitando serviços de limpeza urgente e retirada de entulhos depositados indevidamente na Avenida Ayrton Salvador Leopoldo Junior, no Conjunto Habitacional Waldomiro Lobbe Sobrinho. O parlamentar foi procurado por moradores que estão “indignados com o descaso do poder público com o bairro”. 

A revolta dos moradores se dá por conta do depósito de lixo e entulho que tomou conta da referida via, nas proximidades da Fundação Casa. “Conforme pudemos observar, a situação é vergonhosa e comprometedora para a saúde dos moradores daquele bairro,  pois não precisamos nem mencionar todos os riscos que correm com esses dejetos a céu aberto, acumulando água, servindo de abrigo para animais, insetos e outros agentes nocivos à saúde das pessoas”, argumentou Roselei.

Outra preocupação é com o direito de ir e vir das pessoas. A via em questão encontra-se quase intransitável por pedestres e motoristas, uma vez que a passagem está tomada de entulhos. “Além de todos esses riscos, estamos diante de grave agressão ao meio ambiente, pois esses descartes indevidos provocam poluição ambiental, com emissão de odores e proliferação de vetores causadores de doenças infectocontagiosas na região”, comentou o vereador.

Roselei argumenta que os princípios do Direito Ambiental abrangem o acesso equitativo aos recursos naturais, usuário-pagador e poluidor-pagador, precaução, prevenção, reparação, informação e participação e tem por escopo proteger toda espécie de vida no planeta, propiciando uma qualidade de vida satisfatória ao ser humano das presentes e futuras gerações. 

“É preciso organizar o lixo, separando os diversos tipos, possibilitando a reciclagem e estimulando a colaboração ainda incipiente da população no processo de reciclagem nas cidades brasileiras”, concluiu.

No requerimento, Roselei questiona aos setores competentes da prefeitura quando será realizada a limpeza da área e, caso não esteja programada, qual o motivo que impossibilita o serviço. Sobre casos gerais de limpeza na cidade, o vereador cita o contrato nº 010/2008 firmado pelo município para a limpeza urbana e questiona se tal acordo prevê a retirada de entulho e o consequente depósito em local apropriado, assim como os motivos de o serviço não estar sendo realizado. 

Leia Também

Últimas Notícias