domingo, 21 de abril de 2024
Cidade

Roselei quer informações sobre programa Saúde da Família em São Carlos

11 Mai 2015 - 11h11
0 - 0 -

O vereador Roselei Françoso (PT) solicitou à Administração Municipal informações sobre o programa Saúde da Família. O pedido foi feito por meio de um requerimento datado da última sexta-feira (7), no qual o parlamentar questiona quantas Unidades de Saúde da Família (USF) estão em funcionamento na cidade, quantas equipes existem em cada unidade, qual o valor repassado pelo governo federal qual o número de famílias atendidas por cada equipe e se há previsão ampliação do programa. 

Roselei ponderou que a USF, como centro de saúde reestruturado, possui maior capacidade de resposta às necessidades básicas de saúde da população. “Uma USF não pode ser apenas um local de triagem e encaminhamento, mas sim resolutivo, com profissionais capazes de assistir os problemas de saúde mais comuns e manejar novos saberes, que, por meio de processos educativos, promovam a saúde e previnam doenças em geral”, comentou.

Uma USF pode trabalhar com uma ou mais equipes, variando de acordo com o número de famílias existentes na área, de modo a facilitar a identificação das equipes e organizando melhor o fluxo dos usuários. Segundo o Ministério da Saúde, é recomendável que a equipe de saúde da família seja composta, no mínimo, por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e entre 4 a 6 agentes comunitários de saúde.

“O Governo Federal efetua repasse financeiro para a manutenção do programa Saúde da Família. Como vereador, e na função de fiscalizar as ações do Executivo, estou questionando alguns pontos, inclusive se existe a previsão de ampliação do programa para a área rural a fim de atender a população do Distrito de Água Vermelha”, completou Roselei.

Leia Também

Últimas Notícias