sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Roselei Françoso quer informações sobre falta de professores em CEMEIS

25 Fev 2015 - 15h35

As constantes reclamações feitas por professores e pais de alunos de diversos CEMEIS de São Carlos motivaram o vereador Roselei Françoso (PT) a solicitar informações detalhadas a respeito da falta de professores e profissionais de limpeza nas unidades de ensino da rede municipal. O pedido foi protocolado na Câmara Municipal por meio de um requerimento datado da última segunda-feira (23).

De acordo com o parlamentar, os CEMEIS Maria Alice Vaz de Macedo, Enedina Montenegro Blanco, Prof. Maria Consuelo Brandão Tolentino, Walter Blanco e Homero Frei estão com falta de professores e demais profissionais, “o que prejudica o ensino e, sobretudo, o aprendizado das crianças matriculadas, afinal, a presença do professor é fundamental para garantir o direito à educação aos alunos atendidos”.

Outro problema relatado é a superlotação das salas de aula dos CEMEIS mencionados que, para Roselei, é consequência do número insuficiente de professores. O vereador também alerta para o fato de, “com a falta de profissionais específicos para a limpeza, todos os que trabalham na unidade têm que ajudar na manutenção da limpeza, caracterizando assim desvio de função”. 

A situação não vem agradando aos profissionais, que necessitam desempenhar atividades fora de suas funções para ter condições higiênicas adequadas para trabalhar. “Inclusive, obtive informações de que as professoras, antes de começarem as aulas, têm de limpar e tirar o lixo das salas todos os dias. Isso não pode continuar!”, complementou Roselei.

No requerimento, o vereador solicita o envio por parte da Administração Municipal de uma relação nominal dos professores ativos que estão trabalhando em cada CEMEI. De igual forma, quantos professores afastados e se existem professores em substituição designados no presente momento para esses CEMEIS. Roselei ainda pede uma relação nominal por sala do quantitativo de alunos matriculados e frequentes nas unidades e, por fim, quantos funcionários de limpeza existem em cada CEMEI.

Leia Também

Últimas Notícias