sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Renato Anelli ministra palestra sobre Lina Bo Bardi na Alemanha

09 Jul 2015 - 19h20
0 - 0 -

Na próxima sexta-feira, 10/7, o professor Renato Anelli, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos irá proferir a palestra "Lina Bo Bardi - Brazil's Alternative Path to Modernism", na Universidade HafenCity, em Hamburgo (Alemanha).

Segundo o pesquisador, trata-se de um balanço das comemorações do centenário de Lina Bo Bardi, que se estendeu pelos 12 meses ao redor do dia quando ela faria cem anos, em 5 de dezembro de 2014. "A palestra recoloca como questão o título de uma das principais exposições sobre a arquiteta já realizada no exterior, no Museu de Arquitetura de Munique: 'qual seria a linha alternativa que a obra de Lina apresenta à cultura moderna?'", pontua Anelli.

Segundo o arquiteto, apesar da qualidade das exposições e debates realizados no Brasil e no exterior, o entendimento da contribuição de Lina ainda está longe de se esgotar. Para ele, sua vinculação ao pensamento intelectual brasileiro, na construção de um projeto moderno para o país, foi pouco explorada até agora e o risco principal é uma apressada leitura anacrônica e excessivamente internacionalizada do seu trabalho.

A exposição "Lina em Casa: Percursos", curada por Anelli e Anna Carboncini apresenta novas aproximações para esse tema, que será aprofundado para uma platéia de estudantes de arquitetura e projeto urbano da Universidade HafenCity. A palestra do professor do IAU-USP faz parte do convênio Unibral do Instituto com a universidade alemã, que através do apoio da CAPES e do DAAD alemão vem permitindo o intercâmbio de professores e estudantes de graduação desde 2013. O evento terá início às 12h15 (horário na Alemanha).

 

Leia Também

Últimas Notícias