O Projeto Tom Maior, do Centro Cultural da USP-São Carlos vai apresentar Recital de Piano e Clarineta, com o pianista Eduardo Santangelo e o clarinetista José Alessandro Silva, neste sábado, dia 25, em duas sessões, às 18 horas e às 19h30.
No programa, composições de Strauss, Debussy e Brahms. O evento tem entrada franca, e será observada a ordem de chegada. A apresentação será no Auditório do Centro Cultural, com entrada pela Rua Dr. Carlos Botelho, 1465.
Eduardo Santangelo
Com uma sólida formação musical e pianística Eduardo Santangelo vem conquistando um lugar de destaque no cenário musical atual, após seus estudos iniciais com Silvya Barros, sua formação pianística ficou a cargo dos mais insignes pianistas brasileiros: Homero de Magalhães, Gilberto Tinetti, Caio Pagano, Yara Bernette, Beatriz Balzi, Belkis Carneiro de Mendonça, Mordehay Simoni, David Witten, Mauricy Martin e Eduardo Monteiro.
Na opinião de renomados conhecedores de música,
"... seu talento e virtuosismo continuamente trabalhados há mais de três décadas pelos mais importantes pianistas brasileiros permitem com que esse artista toque com grande refinamento e vigor técnico, competência interpretativa e maturidade emocional..." (Regina Porto, programadora da rádio Cultura FM e editora musical da Revista Bravo)
“...este pianista vem despertando a admiração crescente do público brasileiro, por suas elogiadas atuações, onde transparece um talento especial lapidado por trabalho sério...” (Osvaldo Lacerda e Eudóxia de Barros, compositor e pianista, presidentes do Centro de Música Brasileira)
“ Homem de talento enorme...eu o recomendo vivamente... por seu amor ao trabalho... inteligência e grande musicalidade... é um artista dotado de grande talento pianístico e de remarcadas qualidades musicais..." (Homero de Magalhães, pianista brasileiro).
José Alessandro G. Silva
Natural de Campina Grande - PB, em 1983 iniciou os estudos musicais com seu pai, José Gonçalves da Silva, clarinetista do Corpo de Bombeiros de Brasília. Em 1984 foi integrante da banda infanto-juvenil do SESI de Taguatinga-DF. Dos 16 aos 20 estudou com o Clarinetista argentino Carlos Rieiro, tendo realizado o Bacharelado em clarineta pela UFPB. Participou de cursos e oficinas de música em Brasília, Curitiba, Londrina, Salvador, Rio e São Paulo. Recebeu aulas dos clarinetistas José Botelho e Luis Gonzaga Carneiro, dentre outros. Foi bolsista VITAE por 2 anos e recebeu orientações do clarinetista Edmilson Nery. Entre 1888 e 2002 foi integrante ou participante das orquestras sinfônicas da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Goiás. Lecionou clarineta no CPCMR do Recife e na Universidade Federal de Goiás, onde cursou o Mestrado em Performance.
Atualmente, integra o Corpo Docente do Curso de Licenciatura em Música pela UFSCar e realiza projetos de performance com os quartetos de clarineta e de saxofone. É integrante do conjunto musical Hamiltom e seus Estados que faz importante difusão da MPB. Com Fred Cavalcante, Hamiltom Viana e Paula Crnkovic, desenvolve parcerias em música instrumental desde 2005. A partir de 2008, é clarinetista e saxofonista do musical Viva Dalva tendo se apresentado em várias cidades do Estado de São Paulo.
No ano de 2010, integra-se a projetos de música instrumental pela UFSCar, citando o Trio Uirapuru e Duos com os pianistas Jane Borges e Eduardo Santangelo. Os grupos tem como objetivos a realização de concertos didáticos e a divulgação de repertório específico para Clarineta e Piano.
Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9106 e 3373-8027
E-mail ccsc.cultura@sc.usp.br