quinta, 22 de fevereiro de 2024
Cidade

Projeto de inclusão digital da UFSCar recebe reconhecimento da Sociedade Brasileira de Computação

11 Abr 2017 - 14h52Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O projeto de inclusão digital do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Computing to You! (C2Y!) - recebeu Chancela da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em reconhecimento ao trabalho que desenvolve no sentido de aproximar a computação de públicos não familiarizados com a área pela educação formal, popularizando os processos e o pensamento computacional.

"O projeto C2Y! foi considerado inovador tanto no caráter educativo quanto tecnológico por levar o ensino do pensamento computacional para crianças, adolescentes e professores da rede básica de ensino e, também, por promover encontros que discutem o papel das mulheres dentro da área de Tecnologia da Informação", afirmam as coordenadoras da iniciativa e professoras do Departamento de Computação (DComp) do Campus Sorocaba, Luciana Aparecida Martinez Zaina e Tiemi Christine Sakata.

O C2Y!, que teve início em abril de 2016, é realizado em escolas da rede pública de ensino de Sorocaba e região e integra tanto os alunos como os professores. "Essa integração é importante, pois é o professor que atua diretamente com o estudante. Se ele conseguir aplicar atividades de pensamento computacional em suas aulas trará um ganho grande para a aprendizagem, tornando-a mais significativa aos jovens", defendem as docentes da UFSCar. No ano de 2016, o projeto envolveu, aproximadamente, 700 crianças e adolescentes e 50 professores e estudantes de Pedagogia, além de cerca de 30 alunos de graduação que trabalharam como voluntários nas atividades propostas.

"Em muitos países, a Computação como ciência já vem sendo ensinada nas escolas desde as fases iniciais da educação. O que queremos é que no Brasil isso se torne real também", dizem as coordenadoras do C2Y!. "Os professores que idealizaram o projeto tinham a motivação de querer levar a computação para públicos que não a conheciam, mas de uma forma diferente, para que as pessoas entendessem a Computação como ciência e não como ferramenta. O computador é o meio de se fazer Computação mas, na verdade, a finalidade da Computação é resolver problemas de forma criativa e usando diferentes estratégias. Quando as pessoas entendem isso, elas começam a ver que a Computação pode desenvolver habilidades que vão além de usar o computador tais como estratégia, criatividade, pensamento lógico, uso de linguagem para se expressar, entre outras", explicam as professoras.

ATIVIDADES

Atualmente, professores e alunos do curso de Ciência da Computação do Campus Sorocaba da UFSCar estão trabalhando nas atividades, em várias frentes e com diferentes responsabilidades. Segundo Luciana e Tiemi, o envolvimento dos graduandos foi um dos critérios que levou o C2Y! a ser reconhecido com a Chancela da SBC. "Além de levar a Computação para a sociedade, estamos ajudando a formar cidadãos que são conscientes sobre seu papel transformador e demonstrando o quanto eles podem contribuir para o desenvolvimento da sociedade. E com isso eles mesmos podem ser multiplicadores no futuro", afirmam elas.

A diversidade de atividades realizadas em 2016 foi outro critério que colaborou para a outorga da Chancela pela SBC. As ações são feitas por meio de workshops, cursos, palestras e atividades de divulgação. Dentre as estratégias mais utilizadas pela equipe estão a computação desplugada (sem computadores) e o ensino de programação através de plataformas lúdicas.

"A computação desplugada (Unplugged Computing), por exemplo, tem por objetivo transmitir os conceitos de computação e trabalhar o pensamento computacional sem o uso do computador. Um exemplo usado pelo grupo é a analogia com a Astronomia. O telescópio é uma ferramenta que permite estudar os astros, contudo, o conhecimento não pode ser chamado de 'Ciência do Telescópio'. Assim como o telescópio é a ferramenta-meio, o computador, o tablet ou o smartphone também são os meios de se fazer a Ciência da Computação", exemplificam as coordenadoras.

Para saber mais sobre o projeto Computing to You! e a Chancela da SBC, acesse os sites http://uxleris.sor.ufscar.br/c2y/ e www.sbc.org.br. Também é possível acompanhar as atividades do projeto pelo Facebook, em facebook.com/computingtoyou.

Leia Também

Últimas Notícias