sábado, 02 de março de 2024
Cidade

Programa Primeiríssima Infância realizará novas capacitações para profissionais da rede pública

08 Jun 2017 - 19h51
Programa Primeiríssima Infância realizará novas capacitações para profissionais da rede pública -

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (8), no Paço Municipal, entre os articuladores regionais do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância e os gestores municipais da Saúde, Cidadania e Assistência Social, Infância e Juventude e Educação, foi discutido a continuidade dos trabalhos em São Carlos e as próximas capacitações.

O Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, municípios paulistas e ONGs, para promover o desenvolvimento integral das crianças, do nascimento aos três anos. Entre os principais objetivos do Programa estão melhoraria da qualidade do atendimento e dos cuidados oferecidos às gestantes e às crianças, promoção do trabalho integrado entre os vários setores envolvidos e mobilização da sociedade para essa importante fase da vida. 

São Carlos participa do programa juntamente com os municípios de Descalvado, Dourado, Ibaté, Porto Ferreira e Ribeirão Bonito. O Primeiríssima Infância capacita os profissionais da rede pública ligados ao desenvolvimento de crianças até 3 anos.

"Vamos dar continuidade ao programa com a execução de novas capacitações para os nossos profissionais. O nosso objetivo é sempre melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários que buscam atendimento na rede pública e a qualificação é fundamental para que isso ocorra", disse Caco Colenci, secretário municipal de Saúde.

Priscila Vieira, articuladora regional do Primeiríssima Infância, garante que o objetivo é a mobilização dos agentes públicos, a estruturação das administrações locais e regionais e a mobilização comunitária para conscientização da população sobre a importância dos primeiros anos de vida e a avaliação e monitoramento contínuo. "Trabalhamos com base em quatro eixos estratégicos: apoio aos governos, desenvolvimento de capacidades, mobilização comunitária, monitoramento e avaliação. Agora, a pedido dos secretários de São Carlos, vamos fazer uma avaliação e estabelecer novas oficinas".

De acordo com o articulador municipal, Natanael Alves da Silva, o município já evoluiu no que diz respeito à preparação dos profissionais da área (educadores, enfermeiros, assistentes sociais), no apoio dos pais em relação ao desenvolvimento dos filhos e na mobilização da comunidade e do poder público. "A continuidade do programa é importante para a cidade, com essas ações podemos melhorar, ainda mais, os nossos indicadores. Agora vamos oficializar o novo comitê do programa e fechar a programação da Semana do Bebê, que esse ano será realizada em setembro". 

Também participaram da reunião a secretária de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa, o chefe de gabinete da Secretaria Especial da Infância e Juventude, Fernando Henrique da Silva Carvalho, a representante da Secretaria Estadual de Saúde (DR-III Araraquara), Maria Cristina Ninelli Magri e Denise Martins Gualtieri, responsável pela Seção de Apoio às Unidades Básicas de Saúde e membro do Grupo Condutor da Rede Cegonha de São Carlos.

 

Leia Também

Últimas Notícias