domingo, 16 de junho de 2024
Problema recorrente

Profissionais do Samu registram BO após macas ficarem presas no HU

19 Mai 2024 - 17h43Por Da redação
Viaturas do Samu na frente do Hospital Universitário - Crédito: Maycon Maximino/ArquivoViaturas do Samu na frente do Hospital Universitário - Crédito: Maycon Maximino/Arquivo

Representantes do Samu estiveram na tarde deste domingo (19), no plantão policial para registrar um boletim de ocorrência contra o Hospital Universitário (HU-UFSCar). A alegação é que o hospital estaria retendo macas das ambulâncias por um longo período, impossibilitando o atendimento de outras ocorrências.

Segundo os registros policiais, somente hoje a situação teria ocorrido três vezes e a justificativa segundo o boletim de ocorrência seria a superlotação, contudo, os representantes do Samu teriam encontrado macas vazias dentro do hospital que poderiam ter sido utilizadas pelos pacientes que foram levados pelas ambulâncias até o local.

Ainda segundo os relatos do BO, um enfermeiro do hospital teria dito que é regra institucional não recepcionar o paciente com os primeiros atendimentos sem antes ter a aprovação da equipe médica.

Um lei de fevereiro de 2023 de autoria do deputado estadual Coronel Telhada proíbe a retenção de macas de unidades móveis de serviço de urgência em todo o estado de São Paulo.

NOTA DO HU

O Hospital Universitário da UFSCar esclarece que precisou reter, excepcionalmente, uma maca do Samu, neste domingo (19), pois não havia, no momento, leito disponível para atendimento do paciente. Informamos ainda que a outra maca vista pela equipe do Samu não oferecia condições para atendimento seguro do paciente.

Leia Também

Últimas Notícias