quinta, 28 de março de 2024
Simulado

Profissionais do GRAU são treinados por bombeiros de São Carlos

27 Abr 2019 - 09h39Por Redação
Profissionais do GRAU são treinados por bombeiros de São Carlos - Crédito: Maycon Maximino Crédito: Maycon Maximino

Médicos e socorristas do GRAU (Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências), participaram de um treinamento nesta sexta-feira (26), oferecido pelo Corpo de Bombeiros de São Carlos.

Eles simularam situações de acidentes de trânsito com vítimas presas em ferragens. O cenário foi montado em um depósito de sucatas na região do CDHU, com carros com amontoados para chegar o mais próximo da realidade que encontraram diariamente durante o atendimento de ocorrências.

Outra parte do treinamento aconteceu no quartel dos bombeiros, na Vila Brasília. Em um container eles simularam uma situação de incêndio extremo, em local confinado.

Na segunda-feira (29), outra fase do treinamento será realizada na cidade de Ribeirão Preto, com aperfeiçoamento de salvamento em altura e aquático.

Participaram do simulado agentes e médicos do GRAU de Ribeirão Preto, paramédicos da capital, enfermeiro da base GRAU de Piracicaba, e bombeiros militares de São Carlos, Araraquara, Matão e Ribeirão Preto.

O objetivo deste tipo de treinamento é aperfeiçoar as técnicas de salvamento veicular e combate a incêndio.

Sobre o GRAU
O Grupo de Atendimento e Resgate às Urgências é referência nacional e internacional em resgate médico e aeromédico e atendimento a desastres. A “tropa de elite” da Secretaria de Estado da Saúde esteve presente em tragédias históricas, como a explosão do Osasco Plaza Shopping (1996), queda do teto da Igreja Renascer, quedas das aeronaves da TAM (1996), Gol (2006) e a dos Mamonas Assassinas (1996), além das enchentes que atingiram Santa Catarina (2008), São Luiz do Paraitinga, no interior paulista (2010) e Alagoas (2010).

Na capital paulista, as sete bases terrestres do serviço ficam na Luz, Casa Verde, Cambuci, Butantã, Guarapiranga, Campo de Marte e Itaquera. E as cinco bases no interior estão em São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.

A equipe do GRAU, que passa por diferentes e exaustivos treinamentos, como negociação em sequestros e balística, integra um sistema de resgate composto também pelo Corpo de Bombeiros e o Grupamento de Rádio e Patrulha Aérea da Polícia Militar.

Além de participar de ações áreas de resgate médico, por meio dos helicópteros Águias da Polícia Militar, o GRAU disponibiliza viaturas rápidas, com especialistas e equipamentos aptos à prestação de atendimento rápido para a vítima ainda em rua antes da chegada de uma ambulância.

Crédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon MaximinoCrédito: Maycon Maximino

Leia Também

Últimas Notícias