terça, 05 de março de 2024
Cidade

~Professores da UFSCar estão entre os finalistas do prêmio Jabuti

16 Set 2010 - 13h20Por Redação São Carlos Agora

Quatro professores da Universidade Federal de São Carlos estão entre os finalistas para concorrer ao 52º Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio literário do Brasil. O resultado da segunda etapa do Jabuti - quando são divulgados os vencedores em cada categoria - será conhecido no dia 1º de outubro, e a premiação de Livro do Ano acontecerá no dia 4 de novembro. São 10 finalistas em cada uma das 21 categorias do Prêmio, escolhidos, em 2010, dentre 2.867 inscritos.

Arlene G. Corrêa e Vânia G. Zuin, ambas docentes do Departamento de Química, foram classificadas com a obra "Química Verde: Fundamentos e Aplicações", publicada pela EdUFSCar. Corrêa e Zuin são as organizadoras do livro, que concorre na categoria "Ciências Exatas, Tecnologia e Informática". A obra descreve os conceitos fundamentais da Química Verde, área que surge em um contexto de preocupação com problemas gerados pela produção química, especialmente aqueles relacionados à contaminação ambiental.
O professor do Departamento de Letras Wilson Alves Bezerra é finalista na categoria "Tradução Literária Espanhol-Português", com o livro "Pele e Osso", do argentino Luis Gusmán, publicado no Brasil pela editora Iluminuras. Sobre a tradução de "Pele e Osso" para o Português, o Jornal do Brasil afirmou em fevereiro deste ano que: "representa um acontecimento tanto para as letras brasileiras como para as argentinas, pois a tradução realizada por Wilson Alves-Bezerra tem elegância e soltura, sabendo encontrar o tom adequado e necessário do qual as boas traduções nunca prescindem".

Roberto Baronas, também do Departamento de Letras, é um dos autores do livro "Para a História do Português Brasileiro", finalista na categoria "Teoria e Crítica Literária". A obra, organizada por Vanderci Aguilera e publicada pela editora da Universidade Estadual de Londrina (EDUEL), faz parte de uma série iniciada em 1998, produzida no âmbito do projeto de mesmo nome que, unindo grupos de pesquisa de diversas regiões do País, visa a constituição de conjuntos de documentos (corpora) de várias naturezas escritos no Brasil a partir do século XVI; a reconstrução da história social linguística do País; e o estudo de mudanças linguísticas depreendidas da análise dos documentos selecionados. Nesse contexto, a publicação apresenta um conjunto de novas informações importantes para a construção da história do Português brasileiro.

Leia Também

Últimas Notícias