sexta, 23 de fevereiro de 2024
Cidade

Professora Haydée Torres de Oliveira receberá Prêmio Chico Mendes

20 Ago 2010 - 18h34Por Redação São Carlos Agora

A Câmara Municipal de São Carlos irá promover nesta segunda-feira (23) a entrega oficial do “Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente”, edição de 2010, atribuído à professora-doutora Haydée Torres de Oliveira, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) pela sua contribuição à preservação ambiental no Município. A solenidade será realizada às 20h, na sala das sessões do Edifício Euclides da Cunha.

Nascida em Londrina, Paraná, e residente em São Carlos há 32 anos, Haydée Torres de Oliveira é bióloga pela UFSCar (1982) com Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela mesma Universidade (1988), Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental, da EESC-USP (1993) e Pós-Doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Autônoma de Barcelona (2003-2004).

Professora Associada do Departamento de Hidrobiologia da UFSCar desde 1995, é pesquisadora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, da UFSCar e líder do Grupo de Pesquisa registrado e certificado pelo CNPq - GEPEA – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, grupo membro da RUPEA (Rede Universitária de Programas de EA para Sociedades Sustentáveis) e do Coletivo Educador de São Carlos e Região (CESCAR).

O “Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente” foi criado pelo Decreto-Legislativo No.428, de 10 de maio de 2000, por iniciativa do vereador Lineu Navarro (PT). É um tributo de reconhecimento a pessoas ou entidades que trabalham em defesa do meio ambiente, incentivando ações da sociedade e firmando o compromisso da Câmara com essa questão.

“Para além de indignar-se  com as ofensivas ao meio ambiente, é preciso adotar medidas práticas e agir no plano local, defendendo a natureza e investimento em qualidade de vida”, afirma Lineu. Segundo ele, ao destacar bons exemplos daqueles que se dedicam a essa causa, o Poder Legislativo busca estimular que mais pessoas e instituições possam ter atuação concreta no sentido da melhoria das condições ambientais.

Desde a sua criação, o Prêmio Chico Mendes foi entregue para: Associação para Proteção Ambiental de São Carlos (APASC),  Benjamin Mattiazi,  José Galizia Tundisi, Marcelo Pereira de Souza,  Nélson Miguel Maffei, Haroldo Palo Júnior, Rogério Venditi, José Roberto Campos, Valdir Schalch e empresa Faber Castell.

Leia Também

Últimas Notícias