Menu
quarta, 16 de junho de 2021
Cidade

Professor recebeu título de "Profissional Homenageado do Ano de 2014"

31 Mar 2015 - 17h22
0 - 0 -

Com anos de dedicação ao ensino e formação de profissionais, o professor aposentado do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP) Geraldo Lombardi, recebeu o título de "Profissional Homenageado do Ano de 2014", concedido pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC) em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em sua área de atuação. O evento ocorreu na Câmara Municipal de São Carlos no último dia 20 de março.

A sessão solene foi presidida pelo vereador Marquinho Amaral, que entregou também o título de "Profissional do Ano de 2014" ao engenheiro civil Márcio Luis de Barros Marino. O evento contou com a presença do procurador geral do Município, Waldomiro Bueno de Oliveira, representando o prefeito Paulo Altomani, e do diretor da EESC-USP, Paulo Sérgio Varoto. Também compareceram o presidente da AEASC, Giuliano Cardinalli, e o representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), Vicente Malzoni Netto.

Emocionado, em seu discurso Lombardi recordou alguns personagens e momentos que marcaram sua trajetória como docente da Escola, destacando sua gratidão pelo título recebido. “Estou feliz e honrado pela homenagem. Acredito que durante minha carreira pude contribuir e apoiar a comunidade interna e externa da Universidade, oferecendo oportunidades de aprendizado e ofício. Ao longo dos anos, reencontrar e constatar que esses aprendizes se tornaram grandes profissionais me deixa extremamente satisfeito”, afirmou o professor.

A indicação ao título foi feita pelo engenheiro e secretário da AEASC, Diniz Fernandez, que foi aluno de Lombardi em 1983. Ele comentou que conheceu o docente durante sua pós-graduação na área de térmica dinâmica e que, apesar de ter interrompido os estudos por ter conseguido uma oportunidade na indústria, ressaltou que o tempo de convivência com o professor foi muito valioso para sua atuação profissional.

“O professor sempre foi entusiasta da interação da universidade com a indústria, transformando conhecimento em soluções. Ele é um engenheiro e educador nato de uma geração dedicada e pioneira em muitas pesquisas, e, ao mesmo tempo em que exigia disciplina, dava a liberdade no trabalho. Lombardi pertence a um grupo seleto não só de capacidade técnica, mas também humana, que buscou sempre formar além de profissionais, cidadãos de qualidade comprometidos com o desenvolvimento da sociedade”, destacou Fernandez.

Perfil

O professor Lombardi possui graduação em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em 1956, além do título de doutor, em 1971, pelo Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC-USP, onde atuou como livre docente, a partir de 1992, e professor titular, de 1995 a 2001. Atualmente é professor aposentado, mas atua como colaborar no Núcleo de Engenharia Térmica e Fluidos (NETeF) da Escola. É curador da Fundação Parque de Alta Tecnologia de São Carlos, assessor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e pesquisador assistente da Universidade de Minnesota, EUA, além de coordenar um programa de pesquisa do Fundo de Incentivo a Pesquisa Técnico-Científica do Banco do Brasil. Tem experiência na área de engenharia mecânica, com ênfase em fenômenos de transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: alcooleira integrada, energias renováveis, etanol, cana de açúcar e fluidização.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias