quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Professor da UFSCar recebe prêmio internacional

14 Jun 2015 - 10h49
0 - 0 -

Professor Piter Gargarella recebeu prêmio de instituto alemão por pesquisa desenvolvida no doutorado.

 

O professor Piter Gargarella, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foi agraciado com o prêmio Ehrenfried Walther von Tschirnhaus Medal do instituto alemão Leibniz-Institut für Festkörper- und Werkstoffforschung Dresden (IFW-Dresden). O prêmio é dado aos melhores trabalhos de doutorado desenvolvidos nesse instituto.

O professor Gargarella realizou doutorado na Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha, intitulado "Phase formation, thermal stability and mechanical behaviour of TiCu-based alloys". O estudo foi aprovado com nota máxima (Summa cum Laude).

De acordo com Gargarella, a pesquisa focou o desenvolvimento de uma nova família de ligas formadoras de compósitos metálicos com elevada resistência mecânica e tenacidade. "Esses novos materiais combinam as propriedades de uma fase metálica vítrea com uma fase cristalina que apresenta efeito de memória de forma", explica. Segundo o professor, trata-se de nova família de compósitos metálicos promissores em aplicações como sensores, peças estruturais de pequenos tamanhos e como revestimentos.

Outra contribuição da pesquisa foi apresentar uma melhor compreensão da forma como esses novos materiais deformam e também como as suas características microestruturais controlam o seu comportamento mecânico.

Gargarella é graduado em Engenharia de Materiais e tem mestrado na mesma área, ambos pela UFSCar. Fez o doutorado em Materiais metálicos pela Universidade Técnica de Dresden. Além da premiação, o estudo gerou diversas publicações em revistas internacionais de destaque na área de materiais, como por exemplo, na revista Acta Materialia.

 

Leia Também

Últimas Notícias