quinta, 30 de maio de 2024
Cidade

Professor da UFSCar recebe prêmio internacional na área de materiais cerâmicos

Premiação ocorreu durante a realização do 51st Annual Symposium on Refractories, em Saint Louis, nos Estados Unidos

18 Ago 2015 - 11h53Por Redação
No centro o professor Pandolfelli, junto com outros premiados em anos anteriores que estavam presentes na cerimônia. Foto: Divulgação - No centro o professor Pandolfelli, junto com outros premiados em anos anteriores que estavam presentes na cerimônia. Foto: Divulgação -

O professor Victor Carlos Pandolfelli, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar, recebeu o Theodore J. Planje Award 2015, que é a maior honraria instituída pela American Ceramic Society para pesquisadores ou profissionais que trabalham na área de materiais cerâmicos para alta temperatura. Criado em 1967, o prêmio foi entregue pela primeira vez a um pesquisador da América Latina.

A indicação é feita pela comunidade internacional, posteriormente avaliada por um comitê que considera a história do candidato, suas realizações profissionais e, principalmente, o impacto da sua contribuição na área. Para Pandolfelli, é uma grande honra e alegria receber o prêmio, considerando sua importância e a boa qualidade dos pesquisadores na área ao redor do mundo. "Reconhecimentos sempre são bem-?vindos pois motivam e nos dão uma energia extra para continuar as pesquisas, ensino e extensão, destacou.

A premiação ocorreu durante a realização do 51st Annual Symposium on Refractories, realizado na cidade de Saint Louis, nos Estados Unidos, no primeiro semestre deste ano. Na oportunidade o acadêmico apresentou uma palestra intitulada "The greatest challenge for the future of the materials engineering area", em que ressalta que as conquistas alcançadas pelo setor no passado não garantem as vitórias nos desafios presentes e futuros. O pesquisador opina que, para atender às necessidades globais de desenvolvimento e inovação, precisamos de uma reformulação no sistema de ensino universitário brasileiro, focando em menos aulas expositivas tradicionais e mais em desafios integradores do conhecimento. "Se quisermos ser global players temos que repensar a educação e valorizá-?la. Creio que esta mudança possa ser iniciada em cada departamento ou centro acadêmico", afirmou.

Pandolfelli atua na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Cerâmicos. Além de professor do DEMa é membro titular da Academia Brasileira de Ciências, da World Academy of Ceramics, da Academia Nacional de Engenharia, Fellow da American Ceramic Society e Guest Professor da Wuhan University of Science and Technology, da China. Publicou 469 artigos em periódicos especializados, 234 trabalhos em anais de eventos e recebeu 83 prêmios e/ou homenagens. Possui dois livros publicados, sendo um deles internacional com 752 páginas e editado na Alemanha pela Goller Verlag, e oito patentes registradas. Desde de 1993 coordenada o Laboratório ALCOA (Aluminum Company of America) na UFSCar.

Leia Também

Últimas Notícias