quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Procon encontra 'maquiagem de preços' na Black Friday de São Carlos

27 Nov 2017 - 09h29Por Abner Amiel/Folha São Carlos e Região
Foto: Procon - Foto: Procon -

A equipe de Fiscalização do Procon de São Carlos esteve nesta sexta-feira realizando a operação Black Friday em diversos estabelecimentos na cidade para fiscalizar irregularidades. O Procon registrou ao menos cinco problemas em 6 de 7 lojas averiguadas.

As principais irregularidades encontradas foram: maquiagem de preços; produtos sem a informação de preço para pagamento à vista; com dois valores distintos para pagamento à vista para o mesmo produto; produtos com o valor para pagamento somente com a informação da parcela e em caracteres maiores; não cumprimento à oferta.

A entidade informou que vai revelar os nomes das lojas na próxima segunda-feira.

O Procon de São Carlos informou que as lojas que foram encontradas irregularidades foram autuadas e responderão por processo administrativo.

BLACK FRIDAY EM SÃO CARLOS

A reportagem acompanhou o movimento no centro da cidade na manhã desta sexta-feira. No início da manhã, o fluxo de clientes estava abaixo do estimado, com poucas aquisições. No período da tarde, o movimento aumentou e o fluxo de clientes com sacolas de compras na mão também.

A Folha São Carlos e Região chegou a conversar com alguns consumidores. Muitos disseram que os preços de alguns produtos estavam bem mais baratos se comprados pela internet. Outros encontraram preços atraentes, como celulares e outros produtos 30% inferior ao valor comum.

Um ex-vendedor do comércio, que não quis se identificar, desabafou dizendo que as lojas colocam preços maiores nos produtos, quando na verdade é mais barato. "Eles fazem isso para poder embutir serviços como garantia estendida, assitência, seguro, dentre outras coisas. Assim o vededor ganha mais comissão sobre a venda. Se algum vendedor falar que você ganhou algum serviço desconfie, pois você já está pagando por ele", disse.

A Black Friday se tornou a maior data de vendas para o comércio eletrônico nacional. Para São Carlos, a previsão era que o volume total de compras ultrapasse R$ 4 milhões.

A estimativa foi gerada a partir do histórico das edições anteriores e com base no tráfego do portal BlackFriday.com.br, idealizador da ação no Brasil.

Leia Também

Últimas Notícias