quarta, 28 de fevereiro de 2024
Cidade

Pró-Memória recebe R$ 200 mil para projeto sobre cultura japonesa

03 Jul 2010 - 11h10Por Redação São Carlos Agora

A Fundação Pró-Memória, da Prefeitura de São Carlos, foi selecionada, entre mais de mil instituições, para desenvolver nos próximos dois anos um projeto sobre a cultura japonesa no município.

O projeto foi aprovado no mês de junho e recebeu do Ministério da Justiça o financiamento de R$ 200 mil. O valor será investido em pesquisas sobre a cultura japonesa, que devem começar em agosto, e vai gerar produtos como documentário, exposição e caderno de pesquisa.

Em 2008, a Pró-Memória realizou um documentário em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil. O filme mostrou o movimento “Decassegui”, descendentes japoneses que retornam ao Japão para trabalhar.

Segundo a historiadora e chefe da Divisão de Pesquisa e Divulgação da Fundação Pró-Memória, Leila Massarão, “São Carlos já tem diversas atividades no calendário oficial do município para destacar a cultura japonesa, e a comunidade merece esse investimento”.

Em maio deste ano, a cidade comemorou a 3ª edição da festa japonesa “São Carlos Matsuri”, que chegou a reunir 15 mil pessoas na Praça Coronel Salles.

Leia Também

Últimas Notícias