terça, 05 de março de 2024
Cidade

Presidente Lula inaugurou, nesta sexta-feira, o Campus Sorocaba da UFSCar

20 Ago 2010 - 13h37Por Redação São Carlos Agora

Na manhã desta sexta-feira (20/8), o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou o campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), instalado no Município de Sorocaba em 2008. A solenidade contou com a presença da Secretária de Educação Superior do MEC Maria Paula Dallari Bucci; do Governador do Estado de São Paulo Alberto Goldman; além de autoridades da Universidade, de Sorocaba e região e do município de São Carlos. O evento, aberto a toda a comunidade foi acompanhado por alunos, docentes e servidores da UFSCar, além de visitantes de várias cidades da região.

Para o Presidente Lula, a inaguração do campus da UFSCar representa um importante avanço conquistado nos últimos anos no âmbito do Ensino Superior no País, que tem foco no equilíbrio social e na expansão do acesso à Universidade para toda a população. "O investimento na Educação não pode ser considerado um gasto, mas sim o investimento no equilíbrio do desenvolvimento social de nosso País. Quando construimos uma Universidade e colocamos os alunos dentro dela, deixamos de construir celas em penitenciárias", apontou Luiz Inácio Lula da Silva. O Governador de São Paulo Alberto Goldman reconheceu também que os investimentos na Educação refletem os "benefícios oferecidos ao cidadão brasileiro, que têm sido empreendidos em diversas outras áreas."

As atividades da UFSCar em Sorocaba tiveram início em 2006, instaladas provisoriamente na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens). Em 2008, as atividades de ensino, pesquisa e extensão passaram a ser realizadas definitivamente no campus da UFSCar na Rodovia João Leme dos Santos, em área doada pela Prefeitura de Sorocaba. O Prefeito Municipal de Sorocaba Vitor Lippi, reconheceu a importância da instalação da Universidade na cidade. "A presença da UFSCar em nossa cidade tem um impacto positivo considerável no desenvolvimento de nossa região. A qualidade do ensino e a credibilidade da Instituição são fundamentais para Sorocaba", destacou.

Targino de Araújo Filho, Reitor da UFSCar, enfatizou em seu discurso a relevância da parceria entre a cidade de Sorocaba e a Universidade e considerou o crescimento da Instituição um marco exponencial no desenvolvimento da Educação no País. "Em 2009, com a implantação do Reuni, saltamos de 37 para 57 cursos de graduação nos três campi da UFSCar, o que nos fez chegar, agora em 2010, a estar atendendo mais de 10 mil estudantes, com previsão de ultrapassarmos os 13 mil alunos em 2012. Ou seja, a meta de dobrarmos o tamanho da UFSCar em 20 anos, projetada em 2004, será concretizada em apenas oito anos", comemorou o Reitor da Universidade. Além disso, Araújo Filho, também reiterou a importância da solenidade de inauguração do campus Sorocaba no ano em que a UFSCar completa 40 anos de atividades.

Antes de participar da solenidade de inauguração do campus Sorocaba, o Presidente Lula visitou o Laboratório de Química da Instituição, conheceu alguns experimentos desenvolvidos pelos alunos e conversou com os estudantes.

O Ministro da Educação Fernando Haddad não compareceu à solenidade, pois participou de um evento simultâneo de inauguração do campus Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Campus Sorocaba da UFSCar

O campus Sorocaba tem como eixo norteador a questão da sustentabilidade em todos os seus aspectos. Isso se reflete no planejamento da ocupação física, nos métodos construtivos empregados, projetos pedagógicos dos cursos e nos temas de pesquisa, dentre outros.

Atualmente, são oferecidos os cursos de graduação em Engenharia de Produção, Turismo, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas (bacharelado), Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Administração, e as Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Geografia, Matemática, Pedagogia e Química. Também são oferecidos cursos de mestrado nos Programas de Pós-Graduação em Economia, Ciência dos Materiais e em Diversidade Biológica e Conservação.

O Campus Sorocaba está instalado numa área de 70 hectares e sua infraestrutura conta com edifícios de Gestão Administrativa e Gestão Acadêmica, 17 salas de aula, 15 laboratórios de Ensino e Pesquisa e três de Informática, além de restaurante universitário, biblioteca, quadra de esportes, vestiário e Oficina de Ensino. Atualmente, o campus possui 13.111,40 metros quadrados de área construída, sendo 1.200 m2 de laboratórios destinados à pesquisa científica. Recentemente, foi inaugurado, em Sorocaba, o Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura (ETC), localizado no bairro Santa Rosália que tem a proposta de promover cursos e eventos em parceria com a comunidade.

São 1.980 alunos na graduação e a projeção de graduandos para o ano de 2011 é de 2.600 estudantes, e para 2012 é de 3.220 alunos. Nos cursos de mestrado são oferecidas 50 vagas no total.

Leia Também

Últimas Notícias