sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Presidente Lula inaugura Campus Sorocaba da UFSCar nesta sexta-feira

17 Ago 2010 - 08h40Por Redação São Carlos Agora

Na próxima sexta-feira (20/8), o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva estará em Sorocaba (SP) para inaugurar o campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), instalado no Município em 2008. A solenidade contará com a presença do Ministro da Educação Fernando Haddad, além de autoridades da Universidade e de Sorocaba. O evento será aberto a toda a comunidade e tem início às 10 horas, na área externa do edifício de Gestão Acadêmica do campus.

As atividades da UFSCar em Sorocaba tiveram início em 2006, instaladas provisoriamente na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens). Em 2008, as atividades de ensino, pesquisa e extensão passaram a ser realizadas definitivamente no campus da UFSCar na Rodovia João Leme dos Santos, em área doada pela Prefeitura de Sorocaba. No dia 23 de junho de 2008, o Ministro Fernando Haddad inaugurou parte das obras do campus com a conclusão dos edifícios de Gestão Acadêmica, Salas de Aula e Laboratórios Didáticos.

De acordo com o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, a parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal de Sorocaba foi fundamental para a criação do campus. "O crescimento acelerado do campus foi possibilitado, entre outras questões, pela atuação constante desses parceiros, que sempre acolheram a Universidade em Sorocaba. Para o diretor do campus, Isaías Torres, a atuação conjunta com a Prefeitura e com a Câmara foram importantes para a infraestrutura da Universidade. "Além da doação da área, a Prefeitura também realizou investimentos de infraestrutura no local", destacou. O campus Sorocaba tem como eixo norteador a questão da sustentabilidade em todos os seus aspectos. Isso se reflete no planejamento da ocupação física, nos métodos construtivos empregados, projetos pedagógicos dos cursos e nos temas de pesquisa, dentre outros.

Desde sua chegada em Sorocaba, a UFSCar tem participado de várias atividades relevantes para a cidade e para a região. Destacam-se, dentre outros projetos, atividades na área de educação e cultura e parcerias com a Prefeitura de Sorocaba visando o fomento do Parque Tecnológico e a criação do Campus Olímpico. Essas iniciativas demonstram que a integração da Universidade e a comunidade regional já é uma realidade.

Ampliação das atividades do Campus

O Campus Sorocaba está instalado numa área de 70 hectares e sua infraestrutura conta com edifícios de Gestão Administrativa e Gestão Acadêmica, 17 salas de aula, 15 laboratórios de Ensino e Pesquisa e três de Informática, além de restaurante universitário, biblioteca, quadra de esportes, vestiário e Oficina de Ensino. Atualmente, o campus possui 13.111,40 metros quadrados de área construída, sendo 1.200 m2 de laboratórios destinados à pesquisa científica. Recentemente, foi inaugurado, em Sorocaba, o Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura (ETC), localizado no bairro Santa Rosália que tem a proposta de promover cursos e eventos em parceria com a comunidade.
Novas obras estão em andamento como a construção de um edifício, com uma área de 8.320 metros quadrados, que abrigará 30 novos laboratórios, 14 salas de aula, além de auditório para 146 pessoas, sala de professores, sala técnica, copa e sanitários e mais 646,36 m2 destinados para a pesquisa científica. Toda essa infraestrutura dá suporte para o trabalho de 156 docentes e 82 técnico-administrativos.

Em 2010, foram ofertadas no Vestibular 620 vagas distribuídas entre 14 cursos de graduação. Com a chegada de novas turmas a cada ano, a projeção de alunos na graduação para o ano de 2011 é de 2.600 estudantes, e para 2012 é de 3.220 alunos. Nos cursos de mestrado são oferecidas 50 vagas no total, distribuídas entre os Programas de Pós-Graduação em Economia; Ciência dos Materiais; e em Diversidade Biológica e Conservação.

O número de vagas oferecidas no campus Sorocaba da UFSCar tem se ampliado nos últimos anos. Em 2006, foram implantados os cursos de Engenharia de Produção, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) e Turismo. Em 2007, foi criado o curso de Engenharia Florestal e, em 2008, chegaram os primeiros alunos dos cursos de Ciência da Computação e de Ciências Econômicas. Em 2009, mais sete cursos foram criados: Administração e as Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Geografia, Matemática, Pedagogia e Química. As novas opções foram implantadas em período noturno com o objetivo de viabilizar o acesso ao ensino público também aos estudantes que precisam trabalhar durante o dia.

O campus Sorocaba oferece também o Curso Especial de Bacharelado em Agronomia com ênfase em Agroecologia e Sistemas Rurais Sustentáveis, destinado aos assentados da Reforma Agrária. O curso é realizado em parceria com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e com os movimentos sociais de apoio à Reforma Agrária. O objetivo é contribuir para a inserção social desses agricultores e dar subsídios técnicos para a melhora na produção de seus produtos.

Expansão com Qualidade

A UFSCar oferece ensino de excelência acadêmica, unindo atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas de forma indissociável. "É importante salientar que esse crescimento acontece com a manutenção da qualidade de ensino", frisa o diretor Isaías Torres. Para ele, esse crescimento reflete a seriedade com que a educação vem sendo tratada pelo governo federal e a necessidade de aumentar a oferta de vagas do ensino público, gratuito e de qualidade no interior do Estado de São Paulo. A qualidade do ensino da UFSCar passa pela preparação de seus professores, visto que 99,85% são mestres e doutores. A contratação em regime de tempo integral e dedicação exclusiva de 98,93% dos docentes reflete na produção científica da Universidade, que possui um dos maiores índices de publicações por docente no País.

O Reitor da UFSCar considera que as presenças do Presidente Lula e do Ministro Haddad na inauguração do campus representam o reconhecimento das atividades desenvolvidas pela UFSCar em Sorocaba. "A vinda do Presidente e do Ministro da Educação marcam o reconhecimento do processo de crescimento do campus Sorocaba e enfatiza a visão delas quanto à importância do ensino público", conclui o dirigente da UFSCar.

Leia Também

Últimas Notícias