sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura vai utilizar estudo para melhoria dos bueiros localizados nas áreas de risco

22 Set 2017 - 23h00

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Defesa Civil, recebeu na manhã desta sexta-feira (22), de estudantes do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e repassou para a Secretaria de Serviços Públicos, um estudo realizado em 60 bueiros, conhecidos também como bocas de lobo, localizados em pontos de risco da cidade.

O estudo foi sugerido pelo Ministério Publico Estadual, por meio da Promotoria do Meio Ambiente, com objetivo de minimizar ou eliminar, casos de alagamentos e outros problemas relacionados com os bueiros no município.

"Não podemos remediar ou eliminar o problema de alagamento em todos os setores classificados como de áreas de risco, por isso decidimos, com apoio do Ministério Público Estadual, elaborar umPlano de Mitigação que começou com placas de identificação das áreas de risco, posteriormente com a identificação dos bueiros e sua localização, para poder adotar medidas ativas que minimizem os impactos dos alagamentos das vias publicas", explica Pedro Caballero, diretor da Defesa Civil, lembrando que o estudo é resultado de um trabalho científico realizado por alunos do curso de Engenharia Ambiental da UFSCar.

Durante o estudo os universitários percorreram 12 áreas e fizeram o georreferenciamento, mapeamento dos bueiros, com as dimensões, a localização e situação de cada um. "Em 2 áreas, das 12 estudadas, não foram encontrados bueiros, apesar de constar no mapa. Em outros locais será preciso o redimensionamento das bocas de lobos, já que o volume de água aumentou bastante", ressaltou Caballero.

Já o diretor de Política Institucional da Secretaria de Governo, Samir Gardini, disse que o estudo também vai servir para que a Secretaria de Obras Públicas faça novos projetos e use o estudo para conseguir recursos para obras nessas regiões. "O objetivo é diminuir os transtornos com as chuvas, até que a Prefeitura consiga fazer as grandes obras para contenção das enchentes. Retomamos o Plano de Drenagem Urbana, agora conseguimos em parceria com a universidade fazer esse estudo, o que vai direcionar as ações da Prefeitura a partir de agora", finaliza Gardini.

 

Leia Também

Últimas Notícias