quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Prefeitura restaura chafariz da Praça Paulino Carlos

Peça foi doada em 1900 e marca período áureo da produção cafeeira

16 Jun 2010 - 18h36Por Redação São Carlos Agora

A Fundação Pró-Memória conclui nesta semana os trabalhos de restauro do chafariz da Praça Paulino Carlos, doado à cidade em 1900. O trabalho contou com a experiência de um profissional mineiro de restauro. O chafariz agora tem um novo repuxo e novas figuras, peças realizadas a partir de intensiva pesquisa histórica e do relato de diversos cidadãos são-carlenses. Com isso, o chafariz hoje conta com detalhes da época em que foi instalado, como as carpas circulando na piscina e os pássaros que fazem do repuxo seu lago.

“Agora o chafariz vai ter o mesmo desenho do original”, explica Ana Lúcia Cerávolo, presidente da Fundação Pró-Memória de São Carlos. Segundo ela, o chafariz será fechado com vidro para a sua proteção. Ana Lúcia lembra ainda que a Praça Coronel Paulino Carlos, marco da história são-carlense há mais de 110 anos, passou recentemente por um longo processo de recuperação, que deu nova vida aos seus jardins e monumentos.

Remanescente do período áureo do café em São Carlos, a Praça recebeu o chafariz de mármore do intendente Bellarmino Indalécio de Souza. Composto por um repuxo de água ornamentado em mármore italiano e cercado por uma piscina de água em alvenaria, com figuras estilizadas de leões e golfinhos, o chafariz estava localizado à entrada do portão principal do jardim. A peça enfrentou o desgaste do tempo, sofrendo sua maior perda com um acidente – a queda de uma árvore – na década de 1960.

Nos últimos anos, o chafariz estava desativado. Em 2005, por iniciativa da Prefeitura Municipal, por intermédio da Fundação Pró-Memória, foi realizado o restauro e recuperação da funcionalidade do chafariz.
 

Leia Também

Últimas Notícias