quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura reinaugura museu de São Carlos na Estação Cultura

29 Mai 2015 - 19h53
0 - 0 -

Em cerimônia realizada nesta última quinta-feira (28), na Estação Cultura, foi reinaugurado o Museu de São Carlos. A partir deste sábado (29), o Museu estará novamente aberto à visitação pública com a exposição “A Guerra Civil de 1932”, que pretende apresentar controvérsias interpretativas e políticas que perduram ate os dias atuais.

A solenidade contou com as presenças do prefeito Paulo Altomani, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”Alice Altomani, do vice-prefeito e secretário de Agricultura e Abastecimento, Claudio Di Salvoe sua esposa Semiramis Di Salvo, dopresidente da Fundação Pró-Memória Luis Carlos Triques, dachefe de Divisão, Luana Gonçalvesedo vereadorRodson Magno, representando o Presidente da Câmara Municipal, que fizeramum breve relato sobre o Museu e descerraram a placa de reinauguração. Em seguida foram convidados a conhecerem a Exposição.“Hoje é um dia de grande alegria na nossa cidade, a memória cultural de São Carlos foi resgatada”, enalteceu o prefeito Altomani.

Segundo opresidente da Fundação Pró-Memória, que coordena o Museu, a finalidade é preservar e difundir o patrimônio histórico e cultural de São Carlos. “Essas ações junto ao Museu objetivam a salvaguarda de seu acervo e a divulgação criteriosa e responsável de suas coleções, propiciando o usufruto consciente e produtivo do espaço museológico pela população de São Carlos e dos visitantes da região”, considerou Triques.

Com o investimento de 100 mil reais, o restauro da área expositiva do Museu teve início em 2013 e impôs o seu fechamento para a realização das obras. Foram efetivados desde então a recuperação do piso, com a retirada do carpete e tratamento do madeiramento e do piso hidráulico existente; Definição das áreas de recepção, educação e exposição; e o restauro do forro que, devido à infestação de cupins, teve que ser substituído – esta etapa da obra foi a mais demorada devido às especificidades para o restauro, seguindo as normas arquitetônicas e de preservação de bem tombado, e as peculiaridades do próprio forro que exigiram mão de obra especializada.

Também participaram da reinauguração os secretários Marcio Marino (Obras Públicas), Wiviane Tiberti (Cidadania e Assistência Social), Beatriz Tolentino (Infância e Juventude), Antonio Rubens Ratti (Esportes e Lazer), Douglas Marangoni (Planejamento e Gestão), o presidente da Fesc Ney Vilela, o diretor do Procon Joner Nery, e a chefe de divisão de Artes Visuais Marcia Casaburi e os vereadores Laíde das Graças Simões, Walcenyr Bragatto e Aparecido Donizete Penha.

Leia Também

Últimas Notícias