sexta, 01 de março de 2024
Cidade

Prefeitura promove curso de ovinocultura no Cetaf

29 Set 2010 - 23h03

Nesta quarta-feira (29) teve início o 1º Curso de Ovinocultura da região Central do Estado de São Paulo no Centro Tecnológico da Agricultura Familiar de São Carlos (CETAF). Promovido pela Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com o apoio da Embrapa Pecuária Sudeste, esta capacitação reuniu mais de 60 agricultores familiares da cidade e da região.

A abertura da solenidade contou com a presença do prefeito Oswaldo Barba, da primeira-dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade Cidinha Duarte, da secretária municipal de Agricultura e Abastecimento Regina Bortolotti, do chefe geral da Embrapa Pecuária Sudeste Maurício Mello de Alencar e do pesquisador da Embrapa Sérgio Novita Esteves.

Segundo a secretária Regina Bortolotti, este curso cumpre mais um compromisso da atual administração de capacitar os agricultores familiares. “Nós esperamos que após este curso, surjam grupos que em um futuro breve estejam na cadeia produtiva de carneiros da região”.

O prefeito Oswaldo Barba agradeceu a secretária Regina e sua equipe pela organização de cursos como este. “Esta parceira com a Embrapa é muito importante. Receber informações e treinamento sobre a ovinocultura de uma das equipes mais capacitadas do Brasil, formada pelos pesquisadores da Embrapa, é uma satisfação muito grande”, declarou.

Além de promover cursos no Cetaf, que é o local adequado para a capacitação dos pequenos produtores, incentivando o aumento na geração de renda e o pleno desenvolvimento do setor rural, o prefeito Barba destacou o trabalho realizado pelo Poder Público para valorizar a produção destes agricultores familiares. “Anteriormente os agricultores produziam e tinham dificuldades para vender. Felizmente, nos últimos anos, a realidade mudou. Os agricultores plantam e a Prefeitura compra estes alimentos. Dessa forma, nós oferecemos merenda saudável com produtos frescos para as crianças nas escolas e estamos contribuindo para a geração de renda dos agricultores familiares”.

O Curso – Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva de carneiros da região, incentivando os atuais produtores, resgatando antigos produtores e apresentando a cultura de ovinos como fonte alternativa de renda para os agricultores familiares, este curso é composto por aulas teóricas e demonstrativas diretamente no campo. No total acontecerão quatro encontros no período de setembro a dezembro deste ano no Centro Tecnológico da Agricultura Familiar e na Embrapa Pecuária Sudeste.

Leia Também

Últimas Notícias