sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura organiza Ação Educativa para preservação da nascente do Mineirinho

30 Jun 2010 - 08h49Por Redação São Carlos Agora

A Prefeitura de São Carlos realizou no sábado (26), na rua Lourenço Cerri, ao lado da praça Barbara Affonso das Neves, no bairro Santa Angelina, em parceria com a direção da Escola Estadual “Bento da Silva César” e apoio do Rotary Club São Carlos Bandeirantes, o projeto “OP Educa, parceiros do Mineirinho”.

O objetivo da iniciativa foi despertar nos alunos e comunidade, através de ações pedagógicas educativas, a conscientização de preservação da nascente do córrego do Monjolinho, afluente dos rios Jacaré-Guaçu, Tietê e Paraná.

As ações pedagógicas foram trabalhadas em sala de aula durante a semana e os alunos levaram para casa o termo de compromisso “Parceiros do Mineirinho” para assinatura dos pais. No sábado, os alunos da Bento César, participaram de uma passeata em trajeto da escola até a nascente do córrego. O evento teve uma programação cultural com desfile e a participação da banda marcial do Colégio Cecília Meirelles, sob regência do maestro Robertinho Mori, além de representantes de gestores comunitários da região do Santa Felícia, do curso de engenharia ambiental da USP, professores e coordenadores da escola, Coordenadoria de Meio Ambiente, Orçamento Participativo e comunidade.

Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos promoveram a limpeza da nascente do córrego do Mineirinho, retirando 20 toneladas de material poluente.

Paulo Shiroma, diretor de Serviços Urbanos, ressaltou que a iniciativa foi uma ação conjunta para limpeza, cuidado permanente e preservação da nascente do córrego do Mineirinho, localizado em área de preservação permanente no bairro Santa Angelina.

“A Secretaria de Serviços Públicos promoveu a limpeza para retirar lixo, entulho, sofá entre outros itens dispostos irregularmente na nascente e os alunos foram trabalhados com a proposta pedagógica de preservação da nascente tomando maior consciência da preservação do meio ambiente, disseminando a ideia para a comunidade local”, disse Shiroma.

Leia Também

Últimas Notícias