quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura inicia 9ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

25 Mai 2010 - 10h52Por Redação São Carlos Agora

A Prefeitura de São Carlos iniciou nesta segunda-feira (24) a 9ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). O evento, que prossegue até a próxima sexta-feira (28), contou com a participação do prefeito Oswaldo Barba, do vice-prefeito Emerson Leal, da secretária municipal de Administração e Gestão de Pessoal, Ana Maria Carlos Ponce, além de demais secretários e servidores municipais.

Na abertura, o prefeito Oswaldo Barba salientou a importância deste evento. “Quando trabalhei como office boy, como bancário, nunca tive a oportunidade de participar de eventos para capacitação de funcionários. Aliás, nem Departamento de Recursos Humanos existia. Era tudo muito rude. Atualmente existem várias ações nesta área porque observou-se que quando existe um bom ambiente de trabalho, os funcionários rendem mais. Se imaginarmos que nós passamos dois terço do nosso dia trabalhando e conseguirmos construir um bom ambiente de trabalho, os funcionários irão se sentir melhor e produzirão mais. No caso do servidor público isto é muito importante porque como o próprio nome diz, nosso trabalho é servir a população e nós temos que fazer isso com satisfação”.

Citando os diversificados temas que serão abordados nas palestras, o prefeito Oswaldo Barba disse que esta Sipat serve para o crescimento dos servidores e para que cada um reflita sobre o seu papel. Ele também parabenizou a Secretaria pelas ações que já são realizadas nesta área como o Concurso de Inovação na Gestão Pública que premiou duas funcionárias, após sugerirem mudanças para gerar maior eficiência no serviço público. O prefeito fez questão de lembrar que a implantação do plano de cargos e salários da Prefeitura está em andamento com o trabalho das comissões setoriais e dos técnicos contratados para este fim.

Já a secretária da pasta, Ana Maria Carlos Ponce, destacou que foi contratado psicólogo para a Seção de Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho, que R$ 132 mil são destinados para exames médicos periódicos dos servidores, entre outras ações. “Muitas coisas já foram realizadas e muitas outras ainda precisam ser feitas, mas hoje, contando com o apoio do nosso prefeito, temos melhorado as condições para que Seção de Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho possa atuar de forma mais efetiva e criar condições favoráveis para a melhoria da qualidade de vida dos nossos servidores”.

PALESTRAS – Até a próxima sexta-feira serão ministradas várias palestras sobre: “Segurança no trabalho”, “Saúde da mulher e do homem”, “Conduta adequada no trabalho”, “Mercado de trabalho e acesso ao primeiro emprego”, “Saúde do homem”, “Animais peçonhentos”, “Estresse relacionado ao trabalho”, “Doação de sangue: mitos e verdades”, “Alimentação saudável” e “Relações interpessoais”.

Durante a Sipat também haverá um concurso para escolher o melhor cartaz e a melhor frase alusivos à segurança do trabalho, além dos sorteios de vários brindes. Veja programação completa no site da Prefeitura.

Leia Também

Últimas Notícias