quarta, 22 de maio de 2024
Cidade

Prefeitura de São Carlos reforça ações de combate à Dengue

02 Mar 2015 - 19h57
0 - 0 -

Em reunião realizada no último sábado (28), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde reforçou as ações de governo no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. O encontro aconteceu no auditório Bento Prado Jr, no Paço Municipal e reuniu membros da Vigilância Epidemiológica e Secretarias Municipais, vereadores, funcionários públicos, representantes de ONG’s, entidades sociais e a comunidade em geral.

O prefeito Paulo Altomani destacou o empenho da administração e apontou propostas de combate à doença. “A situação é preocupante e precisamos identificar as causas para combatê-las. Iremos elaborar um Projeto de Lei para enviar à Câmara Municipal, solicitando que a retirada de caçambas seja das 7 horas às 18 horas e não mais de madrugada, como ocorre. E solicitar o pagamento de multa no caso de descarte irregular, a empresa poderá inclusive perder sua licença. Outra questão é a limpeza nos cemitérios, no qual retirar o mato é preciso, mas sabemos que vasos e coroas de flores acumulam água e contribuem para a proliferação da doença, portanto iremos solicitar a retirada dos vasos dos túmulos”, disse. 

Apoiando a campanha, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes, reforçou o apoio do Legislativo. “A Câmara Municipal está à disposição da Prefeitura nesta campanha e proponho que todo o material de divulgação, como panfletos e vídeos sejam passados para toda a comunidade, escolas e igrejas”. 

Com todo o esforço da administração, o prefeito Altomani ressaltou que o sucesso das ações depende da educação da população. “O número de casos de Dengue no país cresceu 123% em um ano, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A Secretaria de Serviços Públicos possui um cronograma de limpeza, mas o trabalho acaba prejudicado quando falta conscientização da população. Limpamos o local e em pouco tempo, alguém está depositando lixo no local novamente”, comentou. 

Altomani destacou também os programas “Guarda Verde”, “Disque 156” e “Cata Treco”. “Através da ‘Guarda Verde’, a nossa Guarda Municipal irá cuidar também do meio ambiente, isso já consta em Legislação Federal, e solicitamos à Secretaria de Segurança Pública, para que na Função Delegada possamos utilizar o Policial Militar na proteção do meio ambiente, nos ajudando a fiscalizar o despejo incorreto de resíduos sólidos em nossa cidade. Iniciamos também o canal de denúncias 156, para que a população possa ligar, gratuitamente, e denunciar quem está fazendo descarte irregular de lixo, onde há vazamento de água e de esgoto. Estamos implantando também a operação ‘Cata Treco’, com o objetivo também de evitar que materiais sejam descartados em vias públicas. Precisamos unir nossas forças, a Prefeitura está cumprindo o seu papel e a população tem lugar importante nesta luta contra a Dengue”, ressaltou o prefeito.

Leia Também

Últimas Notícias