sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura de São Carlos assina acordo com a Microsoft

Prefeito Paulo Altomani e vereadores se reuniram nesta quinta-feira com os executivos da empresa

23 Mai 2013 - 20h36
0 - 0 -

O prefeito Paulo Altomani assinou nesta quinta-feira (23), no Centro de Tecnologia da Microsoft, no Brooklin Novo, na capital paulista, um acordo de intenções com a empresa para oferecer tecnologia de ponta nas escolas públicas, ONGs e demais entidades parceiras da Prefeitura de São Carlos.

Altomani, que na ocasião estava acompanhado do secretário municipal de Educação, Carlos Andreucci e dos vereadores Maurício Ortega, Ditinho Matheus e Laíde Simões, foi recebido pelos executivos Rodolfo Fucher, diretor de Assuntos Corporativos, Roberto Prado, diretor de Competitividade Nacional para América Latina e Patrícia Freitas, diretora de Setor Público.

“A empresa tem como um dos objetivos de trabalho levar tecnologia para os jovens, colaborando assim com a qualificação para a entrada deles no mercado de trabalho. Acredito que essa parceria será benéfica para todos. Como São Carlos é reconhecida nacionalmente pelo seu grande potencial acadêmico e tecnológico, a Microsoft não poderia deixar de colaborar com a cidade”, disse Rodolfo Fucher.

A diretoria da Microsoft explicou, ainda, que a empresa doa os softwares e não Hardware. O acordo não envolve a transferência de recursos financeiros entre as partes. “Oferecemos nossos programas e apoio técnico para a implantação dos mesmos”, comentou Fucher.

A partir do próximo mês, a Microsoft vai oferecer conteúdos de capacitação básica em Tecnologia da Informação (TI) que poderão compor a grade curricular a ser oferecida por programas do município e disponibilizar conteúdo gratuito online de capacitação em TI. As unidades escolares poderão utilizar o Office 365, tecnologia que torna possível a comunicação em tempo real e colaboração entre alunos e professores a qualquer momento e em qualquer lugar com acesso a internet.

Os micro empresários da área de tecnologia também serão beneficiados por meio do Programa BizSpark, que só no Brasil já ajudou mais de 2 mil empresas. Trata-se de um incentivo ao desenvolvimento de startups, que oferece às empresas de base tecnológica acesso gratuito às soluções da Microsoft, bem como, suporte técnico, treinamento e visibilidade no mercado nacional.

Já as Organizações Não Governamentais conveniadas com Prefeitura de São Carlos poderão utilizar gratuitamente tecnologias Microsoft em projetos de alfabetização em informática. Outro benefício do acordo é que a Prefeitura promoverá a inovação em sala de aula por meio do maior portal de colaboração mundial para professores e diretores de escolas: Microsoft PIL Network – Rede Parceiros na Aprendizagem.

Para a Prefeitura, o próximo passo é o levantamento de quantos equipamentos serão necessários para implantação das novas tecnologias, entre computadores, laptops, lousas digitais, para posteriormente conseguir adquiri-los junto aos parceiros da Microsoft a custo social. “Apesar da empresa desenvolver os programas e não equipamentos, ela é parceira de fabricantes de Hardwares e também poderá nos ajudar para conseguirmos modernizar nossas escolas com novos equipamentos”, ressaltou Altomani.

Além desses acordos, Paulo Altomani também solicitou a Microsoft ajuda para implantar câmeras de segurança em todas as entradas da cidade. A multinacional está estudando o pedido.

Leia Também

Últimas Notícias