sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Pratos especiais, caldos e saladas são feitos em Praça Pública por alunos do curso de auxiliar de cozinha industrial

12 Out 2017 - 06h44Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Uma carreta estacionada na Praça do Mercado Municipal se transformou em sala de aula para 60 alunos que se inscreveram no curso gratuito de qualificação profissional do Programa Via Rápida Emprego, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) que está sendo realizado na cidade a pedido da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda de São Carlos.

As aulas começam às 8h e continuam nos períodos da tarde e noite, os alunos (20 em cada período), utilizam a estrutura para aprender a profissão de auxiliar de cozinha industrial.

Leonardo Henrique Antonio, desempregado é um dos alunos do curso e sonha em arrumar um emprego como auxiliar de cozinha em um restaurante da cidade. "Eu fui abandonado aos 14 anos, morava na rua, agora estou morando no albergue e através deste curso eu espero conseguir um emprego como auxiliar de cozinha, depois quero crescer, ser um cozinheiro e quem sabe um dia ser um chefe de cozinha", conta Leonardo.

Leonardo diz que se interessou pelo curso de imediato porque gosta de cozinhar e destaca que fez amizades porque os colegas de curso são legais e as aulas muito boas. "Se não fosse o curso eu estaria na rua, mas agora com essa capacitação as coisas estão andando. Eu nunca tinha visto vagem salteada, hoje conheci também a beterraba feita no forno, é muito bom aprender. Espero que eu consiga um emprego e seja um cozinheiro em 2018, é o meu desejo", diz esperançoso.

Além do conteúdo pedagógico do curso que aborda o mercado de trabalho, dicas para montagem de currículo, como se comportar em uma entrevista de emprego, quais áreas um cozinheiro pode atuar, e dinâmicas em grupo, no laboratório experimental da carreta os alunos colocam a mão na massa e aprendem a preparar caldos que são fundos utilizados para preparações de outros pratos, a parte de saladas com cozinha fria, alguns tipos de molhos frios, compotas como o chutney de manga e o couli de pimentão, batata duchesse e tortilha espanhola.

Talita Próspero, do Centro Paula Souza, chefe de cozinha e professora do curso, explica que entre outros pratos eles aprendem também a parte de higienização de saladas, todos os tipos de sopas, entre elas de legumes, de creme, velouté, purê, todos os tipos de produções diferentes de cada região. "Estamos trabalhando a gastronomia clássica francesa para demonstrar essas técnicas, depois vamos trabalhar os métodos de cocção (cozimento) com assados, selados, salteado, braseado, fritura e cozimento no vapor. Eles vão aprender a fazer todos esses métodos em legumes e depois em carnes, frangos e peixes", revela.

Para o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, história como a do aluno Leonardo, desempregado, com o sonho de crescer, buscar uma vida digna, motiva o trabalho permanente de buscar novos cursos de qualificação e capacitação profissional para a população. "É emocionante vermos a disposição que o ser humano tem para vencer e superar as dificuldades, vencer as barreiras, muitas vezes sair de situações extremamente difíceis. O que nós precisamos é oferecer oportunidades, nós temos muitas pessoas hoje em condições muito precárias, difíceis, muitos até sem moradia e temos que ter uma atenção muito especial, trabalharmos unidos, buscando recursos junto ao Governo do Estado e Federal para trazer os cursos gratuitos, oferecendo dessa forma oportunidades para as pessoas se desenvolverem", ressaltou Bragatto.

O objetivo do curso é preparar os alunos principalmente para o domínio das técnicas, não especificamente receita, porque com a técnica conseguem reproduzir qualquer receita.

Leia Também

Últimas Notícias