terça, 28 de maio de 2024
Cidade

Pós-graduação em matemática no ICMC: inscrições abertas

Programa oferece 20 vagas para quem deseja ingressar no mestrado e 20 para aqueles que optarem pelo doutorado ou doutorado direto

01 Set 2015 - 18h19Por Denise Casatti
Um dos diferencias da Prova Extramuros é que o candidato pode escolher o lugar mais conveniente para realizá-la. Foto: Reinaldo Mizutani - Um dos diferencias da Prova Extramuros é que o candidato pode escolher o lugar mais conveniente para realizá-la. Foto: Reinaldo Mizutani -

Começaram as inscrições para mestrado, doutorado e doutorado direto no Programa de Pós-Graduação em Matemática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Reconhecido com nota máxima pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal realizada pela instituição, o programa oferece 20 vagas para quem deseja ingressar no mestrado e 20 para aqueles que optarem pelo doutorado ou doutorado direto. Além disso, o candidato pode escolher uma dessas três linhas de pesquisa: álgebra; análise; geometria e topologia. Para se inscrever, basta acessar o site http://pgweb.icmc.usp.br até 31 de outubro.

Os processos seletivos para o ingresso no programa consideram critérios amplos, tais como a formação acadêmica, o currículo e o desempenho no Programa de Verão ou na Prova Extramuros (consulte o edital para mais detalhes).

PROVA EXTRAMUROS

Um dos diferencias da Prova Extramuros é que o candidato pode escolher o lugar mais conveniente para realizá-la, já que é aplicada em 42 diferentes polos no Brasil e no exterior. "A Prova Extramuros é organizada anualmente pelos programas de pós-graduação em matemática do ICMC e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, oferecendo uma oportunidade às universidades parceiras de utilizá-la como parte do processo seletivo de seus programas de pós-graduação em matemática", explica o professor Sérgio Monari, do ICMC.

Este ano, a prova acontecerá no dia 17 de outubro, às 12 horas (horário de Brasília). Para se inscrever, o candidato deve preencher, até 30 de setembro, o formulário disponível neste link: icmc.usp.br/e/19783. A prova contém questões dissertativas e de múltipla escolha sobre análise e topologia, álgebra e álgebra linear (saiba mais).

PROGRAMA VERÃO

Os candidatos ao mestrado do ICMC também podem participar do Programa de Verão em Matemática do ICMC, que acontecerá no início do próximo ano no ICMC, entre 4 de janeiro e 19 de fevereiro de 2016. O Programa reúne alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores, agregando uma série de atividades, tais como cursos, minicursos, palestras e o Workshop do Verão, uma oportunidade para os estudantes fazerem exposições orais e apresentarem pôsteres sobre seus projetos.

O desempenho dos participantes nas disciplinas do Programa de Verão e a apresentação de pôsteres no Workshop são aspectos que podem contar significativos pontos no processo seletivo para o mestrado. A programação do evento ainda não está finalizada, mas já estão confirmados os seguintes cursos: cálculo avançado; equações diferenciais em dimensão dois; funções de uma variável complexa; e geometria diferencial de superfícies. As inscrições para o Programa devem ser realizadas até dia 31 de outubro no site do evento: http://verao.icmc.usp.br

PÓS-GRADUAÇÃO NO ICMC

Criado em 1971, o ICMC é reconhecido como um centro de excelência nacional e internacional na formação de pesquisadores e profissionais nos campos da matemática, matemática aplicada, computação, estatística e de suas áreas relacionadas, por intermédio dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão.

Os programas de pós-graduação estão entre os melhores do país, tendo formado um número expressivo de mestres e doutores que hoje ocupam posições em prestigiadas empresas e em unidades de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. Além do Programa de Pós-Graduação em Matemática, o ICMC oferece pós-graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional e, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos, pós-graduação em Estatística. Há, ainda, dois mestrados profissionais: o Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI), oferecido pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), e o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), oferecido em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). (Assessoria de Comunicação ICMC/USP)

Leia Também

Últimas Notícias