domingo, 19 de maio de 2024
Cidade

População pode conhecer história e atividades da Câmara Municipal

18 Set 2015 - 16h47

A Câmara Municipal na gestão do presidente Lucão Fernandes (PMDB), incentiva a população a conhecer a história e o funcionamento do Poder Legislativo local, por meio do “Projeto Visite a Câmara”, aberto à participação de pessoas e grupos, promovendo uma interação do parlamento com a comunidade.  “A Câmara se mantém sempre de portas abertas à população, sendo um poder de representação popular que promove a cidadania e o exercício democrático”, afirma Lucão.

Coordenado pela Assessoria de Imprensa da Casa, o “Projeto Visite a Câmara” foi regulamentado pela Resolução No. 241, de 2009. As visitas podem ser agendadas pelo telefone 16-3362 2042 ou e-mail imprensa@camarasaocarlos.sp.gov.br.

 Além de conhecer a sede do Legislativo, o Edifício Euclides da Cunha, construído no ano de 1900, os visitantes têm oportunidade de conversar com vereadores e obter informações ou esclarecer dúvidas sobre as funções e o funcionamento do legislativo municipal.

AVALIAÇÃO - Acompanhando os alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Ludgero Braga, que visitaram a Câmara na última terça-feira (15), o professor Jader Tadeu Fantin destacou a importância da participação dos alunos na vida política. “Há alguns anos eu trago minhas turmas para visitar a Câmara, desde os alunos menores até os mais velhos, de escolas públicas ou privadas. 

O intuito é diminuir o receio e tirar alguns tabus que a população costuma ter com a política e o parlamento”, disse. “É importantíssimo que os alunos conheçam o Legislativo da cidade deles e não existe ambiente melhor para um cidadão iniciar sua participação na política do que o local onde vive”.

Para a aluna Mirani Winter, a visita cumpriu o papel de transmitir o funcionamento do poder legislativo e o dia a dia dos vereadores. “Grande parte da população pensa que participar da política é apenas votar ou se candidatar, e acabamos vendo que não é apenas isso. A gente pode participar das sessões e audiências da Câmara e, fora daqui, também existem muitas outras formas de se fazer política e exercer a cidadania, como participar de grêmios estudantis ou de outras entidades de meio, que são mais próximas e de maior convivência das pessoas”, comentou a estudante que pretende ser advogada e, posteriormente, juíza. 

Criado em 2009, o Projeto Visite a Câmara está inserido na política da atual Mesa Diretora, sob a presidência do vereador Lucão Fernandes (PMDB), e tem como objetivo ampliar os mecanismos de interação entre Legislativo e comunidade. Voltado para grupos, atende alunos das redes pública e particular de todas as idades, assim como estudantes universitários, historiadores, aposentados, trabalhadores e público em geral. As visitas devem ser agendadas com antecedência pelo telefone (16) 3362-2042 ou e-mail imprensa@camarasaocarlos.sp.gov.br.

Leia Também

Últimas Notícias