sábado, 30 de março de 2024
Cidade

Políticas e Práticas de Resistência são tema de evento na UFSCar

24 Set 2017 - 03h27Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

Entre os dias 25 e 29 de setembro, a Unidade de Atendimento a Criança (UAC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove a V Semana de Formação, Pesquisas e Práticas em Educação Infantil. O tema desta edição do evento será "Políticas e Práticas de Resistência" e serão realizadas mesas, apresentação oral de trabalhos e pôsteres, oficinas e exibição de filme com debate. As atividades são gratuitas e abertas a estudantes de Pedagogia e de outros cursos que se interessem pela área, pesquisadores e profissionais das redes pública e privada de Educação Infantil.

O principal objetivo do evento é reunir profissionais e pesquisadores das áreas da Infância e da Educação Infantil para o debate e diálogo acerca das teorias e práticas que possam proporcionar a qualidade do atendimento às crianças pequenas nas instituições públicas e privadas de Educação Infantil. A realização da Semana surge na necessidade dos profissionais da UAC de compartilharem suas pesquisas e atividades pedagógicas com os demais profissionais da Educação Infantil, afinando elementos que possam consolidar a Unidade enquanto espaço de pesquisa, ensino e extensão e, ao mesmo tempo, pretende colocar em pauta os desafios postos para as demais creches universitárias e outros contextos da Educação.

Ao longo da Semana, serão apresentados mais de 40 trabalhos relacionados à área da Educação Infantil. A mesa de abertura acontece no dia 25/9, às 19 horas, no Teatro Florestan Fernandes, na área Norte do Campus São Carlos, abordando a temática central do evento, e será conduzida por Marie Ange Bordas, fotógrafa, educadora e idealizadora do projeto "Tecendo Saberes". No dia 27/9, às 19h30, no mesmo local, haverá a exibição do documentário brasileiro "Mitã", dirigido por Alexandre Basso e Lia Mattos, que aborda a infância em uma perspectiva poética. Após a exibição, feita em parceria com o CineUFSCar, haverá um debate mediado por professoras da UAC. A programação completa pode ser acessada em http://semanauac2017.blogspot.com.br ou na página do evento do Facebook.

Todas as atividades da Semana são gratuitas e abertas a todos os interessados. As inscrições para apresentação de trabalhos estão encerradas, mas os ouvintes que queiram receber certificado podem se inscrever no primeiro dia do evento (25/9), durante o credenciamento, que começa às 18 horas, no Teatro Florestan Fernandes. Mais informações estão disponíveis no Blog e no Facebook.

Leia Também

Últimas Notícias