quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Pinacoteca municipal recebe exposição fotográfica em 3D

20 Mai 2015 - 00h29
0 - 0 -

A Pinacoteca Municipal “José Guilherme Camargo Toledo” abriu nesta terça-feira (19) a exposição “Fotografia 3D: São Carlos sob nova perspectiva”, que permanece aberta à visitação gratuita, até 3 de junho, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h30.

Na exposição, diversos lugares emblemáticos de São Carlos, como a Fazenda Santa Maria, a Catedral, a Universidade Federal de São Carlos e a Estação, entre outros, foram registrados em fotografias tridimensionais e o público que visitar a mostra, irá utilizar óculos modelos anaglifo, padrão azul e vermelho, para visualizar o efeito tridimensional estereoscópico das imagens.

As fotografias expostas são resultado da oficina “Fotografia 3D: São Carlos sob nova perspectiva”, ministrada pelo fotógrafo e programador visual, Matheus Mazini, durante os meses de fevereiro e março, na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, em São Carlos. 

Segundo Matheus, o objetivo da oficina, primeira do gênero ministrada na cidade, era desmistificar a fotografia 3D, já que, no conhecimento popular, a técnica é comumente associada ao digital, o que não condiz com a realidade. “Ao contrário do que a maioria pensa, o 3D é um processo antigo. A técnica de se gerar uma sensação de tridimensionalidade, realizada pela junção de duas imagens diferentes, foi descoberta ainda na década de 30, pelo cientista britânico, Charles Wheatstone, e é utilizada comercialmente desde a década de 50”, explicou o fotógrafo.

A Pinacoteca Municipal “José Guilherme Camargo Toledo” fica localizada na Praça “Pedro de Toledo”, entre a Av. Comendador Alfredo Maffei e a Rua São Joaquim.

SERVIÇO:

Exposição “Fotografia 3D: São Carlos sob nova perspectiva”

Data: até 03 de junho (quarta-feira) / 2ª a 6ª feira

Horários: das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h30

Local: Pinacoteca Municipal “José Guilherme Camargo Toledo” (Praça Pedro de Toledo - entre a Av. Comendador Alfredo Maffei e a Rua São Joaquim). ENTRADA GRATUITA.

Leia Também

Últimas Notícias