quinta, 25 de abril de 2024
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Pesquisadores alemães falam sobre inclusão e exclusão na Educação em São Carlos

26 Set 2017 - 05h34Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

Na próxima quarta-feira, 27, São Carlos recebe a visita dos professores alemães David Kollosche (da Universidade de Frankfurt) e Michel Knigge (da Universidade de Potsdam), que farão palestras e participarão de debates sobre inclusão e exclusão na Educação como um todo e na Educação Matemática em particular. A organização é dos docentes João dos Santos Carmo, do Departamento de Psicologia (DPsi) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Renata C. G. Meneghetti, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), com patrocínio da Universidade de Potsdam.

Às 10 horas, Kollosche falará sobre a autoexclusão na Educação Matemática, a partir de estudos empíricos. A exposição parte da constatação de como as pessoas que têm problemas com a Matemática frequentemente a evitam, ou atribuem a si mesmas baixas habilidades matemáticas, em um processo que leva à autoexclusão do discurso matemático e à instalação da Matemática como um instrumento incontestável de poder. A apresentação acontece no Auditório Prof. Luiz Antônio Fávaro, no ICMC-USP.

A partir das 14 horas, a programação continua na UFSCar, no Auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), que fica no edifício de aulas teóricas AT2, na área Sul do Campus. A palestra de Knigge será sobre "Inclusão educacional em escolas da Alemanha", mas o palestrante também apresentará o Potsdam Center para a pesquisa empírica em educação inclusiva (ZEIF) e discutirá o termo "inclusão" e a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiências.

A participação é gratuita e aberta a todas as pessoas interessadas, sem necessidade de inscrição prévia e com entrega de certificados. Haverá tradução simultânea.

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