A primeira palestra do Encontro Técnico do Programa Bifequali TT em Fernandópolis se transformou rapidamente em um exercício de planejamento alimentar para o rebanho de corte, coordenado pela pesquisadora Patrícia Menezes, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos). O encontro está acontecendo no hotel Água Viva e reúne 25 profissionais, incluindo técnicos do projeto e a equipe da Embrapa.
O Bifequali TT é um programa de transferência de tecnologia para a pecuária de corte criado pela empresa de pesquisa há quatro anos. Os técnicos são treinados de forma continuada pela equipe da Embrapa Pecuária Sudeste e se tornam aptos a implementar as tecnologias nas propriedades. O centro de pesquisa acompanha a atuação desses técnicos por meio da coleta de dados e da avaliação do impacto das tecnologias adotadas.
De acordo com o líder do projeto, Adilson Malagutti, o programa busca aproximar a pesquisa do campo. “Estamos estimulando o relacionamento entre nossos pesquisadores e os técnicos e todos saem ganhando. Os pesquisadores ficam próximos da realidade e podem prospectar as demandas que precisam ser resolvidas. Por outro lado, os técnicos aproveitam esse contato para conhecer melhor as tecnologias que serão repassadas aos pecuaristas”, explica Malagutti. O produtor, por sua vez, pode aumentar sua rentabilidade.
As tecnologias que serão levadas aos pecuaristas são definidas pela Embrapa com a ajuda de um conselho técnico composto por produtores, técnicos, membros de associações e outros representantes do setor produtivo, levando em consideração características da região e da propriedade. Duas delas, o uso da leguminosa Guandu BRS Mandarim (para recuperação de pastagem e ganho de peso dos animais durante o inverno) e o sistema ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta) têm chamado a atenção de pecuaristas pelos resultados obtidos.
Neste encontro – o primeiro realizado fora da Embrapa – os participantes terão acesso a informações teóricas e atividades práticas. Estão previstas visitas a propriedades em Riolândia e Votuporanga. Na abertura, o secretário municipal de Agricultura de Fernandópolis, Rafael Cardoso, disse que o município tem aproximadamente 900 propriedades rurais e um rebanho estimado em 32 mil cabeças.
O chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sudeste, Alexandre Berndt, falou sobre a relevância do Bifequali TT para o desenvolvimento da pecuária na região. O oeste de São Paulo é uma região onde a pecuária é representativa para o país. O encontro começou nesta quarta-feira, 8, e termina na sexta-feira, 10.