sábado, 02 de março de 2024
Cidade

Pesquisa analisa a influência da obesidade nas funções cardíacas e respiratórias

30 Ago 2010 - 13h33Por Redação São Carlos Agora

Estudos realizados no Laboratório de Fisioterapia Cardiorrespiratória do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar buscam avaliar a influência da obesidade na capacidade funcional das mulheres. A pesquisa é realizada pelas alunas do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) Luciana Di Thommazo, Soraia Pilon Jürgensen e Viviane Castello, sob orientação da docente Audrey Borghi e Silva do DFisio. Para a pesquisa, podem participar mulheres, com idades entre 20 a 45 anos, que não estejam grávidas, nem fumem ou pratiquem atividades físicas regulares, que participarão de avaliações dos sistemas cardíacos, respiratórios e muscular.

As voluntárias serão submetidas a avaliação da composição corporal e da variabilidade da frequência cardíaca, teste cardiopulmonar, exercícios em esteira e degrau para avaliar o desempenho cardiorrespiratório durante a atividade física. O objetivo dos estudos é avaliar a capacidade funcional das voluntárias e comparar com o desempenho de mulheres obesas. A pesquisa é realizada pelo Núcleo de Pesquisa em Exercício Físico (NUPEF) do DFisio da UFSCar.

Interessadas podem entrar em contato com as pesquisadoras pelos telefones (16) 3351-8705 ou pelo e-mail projetomulheres.fisioterapia@gmail.com.

Leia Também

Últimas Notícias