sexta, 19 de abril de 2024
Saúde

Parceria entre Santa Casa e Rotary traz tecnologia para tratamento de pacientes graves

Dados estatísticos da atividade da Sala de Urgência um ano após doação do Rotary Clube São Carlos Pinhal

18 Jul 2018 - 07h06Por Redação
Parceria entre Santa Casa e Rotary traz tecnologia para tratamento de pacientes graves - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Completa-se um ano que o Rotary Clube São Carlos Pinhal doou pouco mais de US$40 mil para aquisição de equipamentos e mobiliário para o Pronto-Socorro da Santa Casa de São Carlos.

Ao se converter em real para o câmbio da época, esse valor chegou aproximadamente a R$ 130 mil que foram convertidos na compra de respiradores, monitores cardíacos, oxímetros portáteis, eletrocardiógrafo, macas de hidráulica e mobiliários para a reestruturação do setor de Urgência e Emergência do hospital.

Nesse período, os equipamentos trouxeram uma melhora significativa na assistência prestada a uma população de aproximadamente 400 mil habitantes. A Santa Casa é referência em Urgência e Emergência para cinco cidades da região o que abrange esse contingente.

A Sala Amarela atendeu a cerca de 110 pacientes por mês. Em um ano equivale a 1.320 pacientes de alta e médica complexidade com necessidade de suporte intensivo assistidos em 13 especialidades como cardiologia, neurocirurgia, ortopedia, cirurgia geral e nefrologia.

A Sala Amarela entra no eixo de Urgência e Emergência. Com isso, ela é a retaguarda da Sala de estabilização. O paciente que chega com o quadro clínico grave, após estabilizado hemodinamicamente, passa pela Sala Amarela para aguardar vaga para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

DÉFICIT DE UTI

A Diretoria Regional de Saúde III (DRSIII) estadual apontou que a Regional de Saúde de São Carlos tem um déficit de aproximadamente 40 leitos de UTI. A Sala Amarela ameniza essa deficiência ao oferece ao paciente e consequentemente à população leitos dotados com equipamentos de alta performance de suporte à vida.

Doações com a do Rotary Clube São Carlos Pinhal vem ao encontro das necessidades desse hospital que tem como missão atender de forma beneficente e universal a população que busca pelo serviço de saúde.

A qualidade desse atendimento está atrelada aos investimentos em tecnologia com equipamentos de ponta e na qualificação dos profissionais aqui trabalham. A visão generosa e precisa dos rotarianos do Clube São Carlos Pinhal ajuda e esta instituição a seguir a sua vocação que é cuidar de vidas.

Leia Também

Últimas Notícias