quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Palestra no Militão de Lima aborda a Consciência Negra

02 Dez 2017 - 08h05Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Aconteceu quinta-feira, 30, na Escola Estadual Antonio Militão de Lima, a palestra intitulada "Diálogos e Reflexões Acerca da Consciência Negra".

Estiveram presentes no evento Nilma Lino Gomes, professora na UFMG, Integrou a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (gestão 2010 a 2014). Foi reitora Pró-Tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab (2013-2014). Foi Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - Seppir - (2015) e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos (2015-2016). A professora Joyce E. King uma importante pesquisadora do tema Black Education nos EUA. Atualmente é professora na Georgia State University. Brian Willians, diretor do Centro Alonzo A Crim. Professor na Georgia State Education em Atlanta, Georgia Estados Unidos.

Os palestrantes abordaram a importância do mês da "Consciência Negra". Apresentando a luta dos negros no Brasil desde os tempos da escravidão, visando à superação dos obstáculos impostos à população negra por conta do racismo, fortalecido por estereótipos relacionados a cor da pele e ao cabelo de pessoas negras.

Apresentaram ainda reconhecidas personalidades negras brasileiras como Zumbi dos Palmares, Abdias do Nascimento entre outros. E norte americana como Lonnie Johnson. O evento encerrou as atividades de reflexões acerca do mês da consciência negra.

Leia Também

Últimas Notícias