sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Pacientes em cuidados paliativos é tema de encontro na UFSCar

13 Set 2017 - 08h32Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

No próximo dia 19 de setembro, o Coletivo de Cuidados Paliativos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove um encontro aberto à comunidade, estudantes e profissionais da saúde. A temática apresentada será "Assistência a familiares de pacientes em cuidados paliativos", conduzida por Daniela Ambrósio, psicóloga hospitalar e docente da Universidade de Araraquara (Uniara). O evento é gratuito.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os Cuidados Paliativos (CPs) consistem na assistência promovida por uma equipe multiprofissional que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais. No Brasil, a assistência ofertada nos processos de fim de vida são insuficientes, de acordo com o Índice de Qualidade de Morte 2015, divulgado por uma consultoria britânica, que coloca o País na 42ª colocação entre 80 nações avaliadas.

O Coletivo da UFSCar configura-se como um projeto de extensão e possui uma equipe técnica multiprofissional e participantes que são alunos de diversos cursos da Universidade. O grupo é coordenado por Tatiana Bombarda, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da Universidade, e promove ações como discussões de casos clínicos, rodas de conversa, palestras, entre outras atividades, com conteúdos que envolvem subsídios para entendimentos dos princípios dos CPs, sobre medidas farmacológicas e não farmacológicas no controle da dor e de outros sintomas, compreensão dos aspectos socioculturais que envolvem a morte, assistência à família, ao luto, dentre outros temas. Os encontros mensais abertos à comunidade, estudantes e profissionais da rede municipal de saúde de São Carlos são uma oportunidade de ampliar a discussão sobre a temática.

O encontro do próximo dia 19 será realizado das 18h15 às 20 horas, no Auditório do DTO da UFSCar, na área Norte do Campus São Carlos. A atividade é aberta a todos os interessados e as inscrições serão feitas no local do evento, 15 minutos do início da apresentação.

Leia Também

Últimas Notícias