sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Outubro Rosa: Acisc realiza palestra sobre prevenção do câncer de mama

27 Out 2017 - 07h50Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A Acisc (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), realizou nesta quinta-feira, 26, a palestra "Conscientização do Câncer de Mama" para incentivar o autoexame e explicar sobre a importância do diagnóstico precoce e o tratamento. O bate-papo aconteceu em razão do Outubro Rosa e propôs a reflexão sobre o tema de maneira informativa e dinâmica.

A vice-presidente da Acisc, Ivone Manente Zanquim, destacou a importância da ação. "Estamos muito felizes em promover essa palestra, poder falar sobre a prevenção do câncer de mama, pois quanto mais falamos sobre o assunto, mais sabemos lidar e conseguimos encontrar o apoio necessário", disse.

O público formado por mulheres associadas, empresárias e colaboradoras aproveitou o encontro para esclarecer dúvidas sobre a doença e saber como prevenir. "Esteja sempre atenta aos sinais do seu corpo. Fazer o autoexame é muito simples, pode ser realizado frequentemente e se qualquer anormalidade for detectada, procure um médico. E as mulheres acima dos 40 anos precisam fazer a mamografia", explicou a enfermeira da rede pública de saúde, Cintia Petromilli de Souza.

A psicóloga e supervisora do Ambulatório Oncológico, Alessandra Groppa, contou sobre os fatores que contribuem para as chances de incidência da doença. "Nem sempre a doença é um fator genético, mas a soma de vários fatores como o estresse do dia a dia, a falta da prática de exercícios físicos e a alimentação inadequada. Por isso, a importância do cuidado próprio e o olhar com mais atenção para o nosso corpo, além da mudança de alguns hábitos e rotinas", disse Alessandra.

A palestra foi de orientação, mas também de emoção com o relato das mulheres do Grupo de Apoio Interdisciplinar de Câncer de Mama. "Ficamos com o depoimento das mulheres que tiveram câncer, elas compartilharam suas histórias de superação e vitória, gostamos muito", completou a supervisora Denise Salla.

Todos os colaboradores literalmente vestiram a camisa do Outubro Rosa. "A foto da equipe com a camiseta rosa já se tornou tradicional no mês de outubro. Apoiamos a causa e queremos que este gesto sirva de lembrança para todas as mulheres buscarem informação sobre a doença", explicou o presidente da Acisc, José Fernando Domingues.

Leia Também

Últimas Notícias