terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Oficina na UFSCar trabalhará a inserção das músicas indígenas na escola

07 Nov 2017 - 04h23Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

No dia 10 de novembro, o Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe a oficina "Cantos da Floresta - As músicas indígenas nas escolas", voltada a futuros professores - estudantes dos cursos de Pedagogia e de Licenciatura em Música - e professores já em exercício na rede pública de São Carlos e região. A oficina está ligada ao projeto "Cantos da Floresta", elaborado por Magda Pucci, Diretora Musical do grupo Mawaca, e pela educadora musical Berenice de Almeida, uma iniciativa transmídia que engloba um livro, um CD e um site didático dedicados a conteúdos indígenas, desde aspectos essenciais das culturas indígenas como um todo até as artes sonoras.

O Mawaca (www.mawaca.com.br), criado há mais de 20 anos, é um grupo que pesquisa e recria a música de diferentes partes do mundo. O projeto "Cantos da Floresta", especificamente, resulta de turnê do grupo à Amazônia realizada em 2011, durante a qual estiveram em contato com seis diferentes grupos indígenas. O material produzido visa preencher uma lacuna no que diz respeito à difusão do universo indígena e à promoção de reflexões que contribuam para o combate ao preconceito.

A oficina acontecerá na Sala de Ensaio da Orquestra Experimental da UFSCar, na área Sul do Campus São Carlos (em frente ao Departamento de Sociologia), das 10 às 17 horas. São 40 vagas, e as inscrições devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico (em https://goo.gl/nKZXS5). Ao final das atividades, serão sorteadas 30 unidades do livro "Cantos da Floresta - introdução ao universo indígena", com 360 páginas, ilustradas com 160 fotos e um CD com 27 músicas dos nove povos indígenas abordados na obra. O livro, editado pela Peirópolis, foi financiado pela Natura Musical, por meio do edital Proac-SP (Programa de Ação Cultural - Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail thaisdosgui@gmail.com, de Thais dos Guimarães Alvim Nunes, docente do DAC.

Leia Também

Últimas Notícias