sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Oficina gratuita na USP ensina técnicas para produzir textos mais criativos e atraentes

30 Out 2017 - 17h21Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Usar a linguagem oral e escrita de forma criativa no ambiente acadêmico e profissional é um desafio para muitos estudantes de graduação e de pós-graduação. Por isso, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, vai oferecer uma oficina com o objetivo de apresentar ferramentas da área de ciências de comunicação que podem ajudar os alunos na produção de textos mais criativos e atraentes, adequados aos diferentes públicos-alvo a quem se destinam.

As atividades acontecerão na tarde do dia 8 de novembro, quarta-feira, das 14 às 18 horas, e na manhã do dia 11, sábado, das 9 às 13 horas. Por meio de procedimentos vivenciais, os estudantes serão motivados a realizar atividades de comunicação em grupo, tal como apresentar um conceito científico de forma descomplicada usando técnicas narrativas (storytelling).

Coordenada pela professora Solange Rezende, do ICMC, a oficina será ministrada pela analista de comunicação Denise Casatti. Uma das metas da oficina é contribuir para que os participantes possam se expressar com mais clareza, coerência e concisão em seus textos escritos, visando à eficácia da comunicação. Também serão realizadas atividades para motivar os estudantes a produzirem textos criativos empregando técnicas do método Escrita Total, criado pelo pesquisador Edvaldo Pereira Lima, professor aposentado da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Há 30 vagas disponíveis e as inscrições devem ser realizadas, até dia 6 de novembro ou enquanto houver vagas, por meio do sistema Apolo, no seguinte link: icmc.usp.br/e/bad9a. Serão fornecidos certificados de participação a todos os inscritos. A oficina ocorrerá na sala 5-104, no bloco 5 do ICMC, no dia 8, e na sala 4-001, no bloco 4, no dia 11.

Leia Também

Últimas Notícias