sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Observação noturna e recital de violão no Dia do Astrônomo

29 Nov 2011 - 13h43

O dia 2 de dezembro, data de nascimento do imperador do Brasil Dom  Pedro II, foi escolhido Dia da Astronomia em sua homenagem, pois ele era astrônomo amador. A sociedade Brasileira de Astronomia, fundada em 1947, indicou a data e também conferiu a Pedro II, um grande incentivador da ciência astronômica, o título de patrono da Astronomia Brasileira.

Como comemoração a esta data, o Observatório do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP-São Carlos promove observação celeste noturna com recital de violão, nesta sexta-feira, dia 2 de dezembro, das 20h às 22 horas.

O violonista interpretará composições de Andy Mckee, peças de Villa-Lobos e Carlo Domeniconi e versões para violão instrumental de jazz standards e músicas populares, a partir das 20 horas.

Na referida sessão de observação do céu, ficarão disponíveis ao público os instrumentos ópticos encontrados no Observatório, destacando-se principalmente o Telescópio Refrator Grubb 204/3000 de montagem equatorial alemã pelo seu tamanho e o Telescópio Dobsoniano 254/1130 de montagem altazimutal, construído pelo próprio CDCC, sendo operados pelos monitores que ficam de prontidão a esclarecimentos e instruções sobre os astros apontados, como a Lua, planetas, nebulosas, aglomerados estelares e outros corpos celestes.

O Observatório fica no Campus 1, Av. Trabalhador são-carlense, 400. Entrada de pedestres: Av. Dr. Carlos Botelho esquina com a  Rua Visconde de Inhaúma.

Leia Também

Últimas Notícias