sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Newton Lima assume presidência da Ebserh

05 Jun 2015 - 09h35Por Ministério da Educação
Luiz Claudio Costa, Renato Janine Ribeiro e Newton Lima. Foto: João Neto MEC - Luiz Claudio Costa, Renato Janine Ribeiro e Newton Lima. Foto: João Neto MEC -

Newton Lima Neto tomou posse como o novo presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), nesta quarta-feira (3). Em sua fala após a solenidade, o novo presidente destacou as conquistas alcançadas pela Ebserh desde sua criação, com a contratualização de 30 hospitais universitários federais e afirmou o desejo de intensificar esforços para prosseguir com o número de adesões. Como marca de sua gestão, o presidente vai aprofundar o processo de qualificação dos gestores dos hospitais, buscar o abastecimento pleno das unidades filiadas e construir mecanismos de maior eficiência do gasto público.

“A primeira tarefa que nos cabe é dar continuidade e procurar intensificar o processo de adesão para que a gente possa, no menor tempo possível, chegar próximo de 100%. Além disso, quero marcar minha gestão com a construção de um programa, junto com o ministro da Educação, Renato Janine, que implante nos nossos hospitais um mestrado profissional em gestão hospitalar”, afirmou.

Newton Lima nasceu em 28 de fevereiro de 1953 e é formado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em engenharia pela USP. Sua carreira profissional esteve ligada ao setor educacional e hospitalar. Foi deputado federal de 2010 a 2014, prefeito de São Carlos (SP) de 2001 a 2008, reitor da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em 1995.

Teve contato com processos de gestão hospitalar desde 1995, com o Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA), que serviu de modelo de gestão em algumas atividades presentes atualmente na Ebserh. “Com o tempo, conseguimos convencer a comunidade universitária de que o caminho de gestão, com a criação da Ebserh, é o correto para garantir uma assistência à saúde 100% SUS, de uma empresa que é 100% pública e que vai continuar buscando excelência profissional e melhoria de atendimento hospitalar”, analisou.

Objetivos da Ebserh

A criação da Ebserh integra um conjunto de ações empreendidas pelo Governo Federal no sentido de recuperar os hospitais vinculados às universidades federais. 

Desde o início, a empresa tem buscado a reestruturação física e tecnológica das unidades, a revisão do financiamento da rede, com aumento progressivo do orçamento destinado às instituições; a melhoria dos processos de gestão; a recuperação do quadro de recursos humanos dos hospitais e o aprimoramento das atividades hospitalares vinculadas ao ensino, pesquisa e extensão, bem como à assistência à saúde. 

Leia Também

Últimas Notícias