sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Museu de São Carlos é o novo atrativo turístico e histórico-cultural do município

21 Jul 2015 - 19h54
0 - 0 -

O Museu de São Carlos reabriu suas portas recentemente, após um processo de dois anos de restauro e reformulações, e traz a exposição "A Guerra Civil de 1932", que pode ser vista de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita e aberta ao público de todas as idades.

A exposição apresenta controvérsias interpretativas e políticas sobre os eventos ocorridos em 1932 e levanta questionamentos ao oficialismo produzido pela historiografia paulista. Além de objetos da época, o público confere a reprodução de um importante cenário de guerra que mostra os soldados em posição de combate atrás da trincheira "vala suja”.

Outra curiosidade na exposição é a parede "Túnel da Mantiqueira", desenvolvido pelo designer Renato Aldrighi, dentro do projeto expográfico, que faz referência ao túnel ferroviário considerado um dos maiores fronts de batalha da revolução e um dos locais onde as tropas Paulistas não foram derrotadas. 

 

Sobre o restauro:

O restauro da área expositiva do Museu teve início em 2013 e permaneceu fechado durante a realização das obras. Foram investidos cerca de R$ 100 mil reais na recuperação do piso, retirada do carpete, tratamento do madeiramento e do piso hidráulico existente, e substituição do forro que estava infestado de cupins. Dentre as mudanças, também foram feitas redefinidas as áreas da recepção, educação e exposição.

Segundo o diretor presidente da Fundação Pró-Memória, Luis Carlos Triques, a substituição do forro foi a etapa mais complexa do projeto. “Esta etapa demandou mais cuidado e tempo para ser concluído, devido às especificidades para o restauro, a preocupação em seguir as normas arquitetônicas e de preservação de bem tombado, e as peculiaridades do próprio forro, que exigiram mão de obra especializada”, explicou.

 

SERVIÇO:

Museu de São Carlos - Exposição "A Guerra Civil de 1932"

Visitação: Terça a sexta-feira - das 9h às 17h / Sábado, domingo e feriado - das 10h às 16h.

Local: Estação Cultura (Praça Antonio Prado, s/n). ENTRADA GRATUITA.

Agendamento de grupos: (16) 3373-2700 - ramal 215, falar com Vanessa.

Leia Também

Últimas Notícias