quarta, 29 de maio de 2024
Cidade

Museu de Astronomia leva ciência para São Carlos

08 Jul 2015 - 17h15

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) vai levar a ciência para São Carlos.  De 12 a 18 de julho, durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), pessoas que visitarem os estandes do Museu terão a oportunidade de participar de diversas atividades, todas gratuitas e dirigidas às mais diversas faixas etárias. Entre os destaques estão a Oficina Brincando com a Ciência, que aborda temas científicos de forma simples e interativa, o Planetário Inflável e a exposição “No espectro da luz: as imagens do céu ontem e hoje”.  O evento será realizado no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos, SP.

Uma das principais atrações da reunião da SBPC é a ExpoT&C,  mostra que reúne o trabalho realizado pelas unidades de pesquisa do Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação (MCTI). O MAST ocupará o maior estande da mostra, com 105 m². No espaço, o público poderá conhecer a exposição “No espectro da luz: as imagens do céu ontem e hoje”, que apresenta curiosidades sobre as estrelas, os instrumentos de observação e o processo de composição da luz. Há aparatos interativos e um computador com jogos, desafios e informações a respeito de cada tema. Também haverá um experimento de Realidade Aumentada, onde todos estão convidados a tirar uma foto ao lado da imagem em tamanho real do cientista Albert Einstein. 

Na SBPC Jovem, que possui uma programação voltada para estudantes do ensino básico, o MAST oferece duas atividades. A oficina Brincando com a Ciência, na qual materiais normalmente encontrados em casa, como garrafas PET, elásticos e tubos de caneta, são utilizados para a construção de diversos experimentos, e o Planetário Inflável Digital, onde o espectador tem a oportunidade de observar e aprender sobre a dinâmica dos astros. Em uma cúpula inflável, são projetadas imagens que simulam a noite estrelada e ensinam sobre o céu e seus movimentos. 

Além da participação do MAST na ExpoT&C e na SBPC Jovem, haverá um espaço onde serão gravadas entrevistas com pesquisadores presentes ao evento para o projeto “A Ciência que eu Faço”. Trata-se de uma série de entrevistas em formato de filmes de curta duração, na qual cientistas falam sobre a trajetória profissional e as pesquisas realizadas. Já são cerca de 400 depoimentos disponibilizados gratuitamente no site do Projeto (www.acienciaqueeufaco.org). Além de valorizar a memória da ciência nacional, o trabalho pretende, através de exemplos de sucesso, despertar nos jovens o interesse pelas carreiras científicas. 

Durante a semana, profissionais do MAST também ministrarão palestras. São elas: “A Ciência que eu Faço” (Vera Pinheiro - Jornalista); “Olhando o céu e elaborando sistemas: mil e uma cosmologias” (Luiz Carlos Borges - Pesquisador); “O Museu de Astronomia e Ciências Afins: Um panorama dos acervos da instituição” (Márcia Alves - Arquivista); “O Teatro Científico. Minha experiência com alunos do Ensino Médio” (Gastão Galvão - Químico); “Realidade Aumentada em Museus” (Sandro Gomes - Especialista em divulgação científica); e “Velas ao Mar e Olhos no Céu - Princípios da Navegação Astronômica” (Ronaldo de Almeida - Pesquisador).

O MAST fica na Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristovão, Rio de Janeiro.

Leia Também

Últimas Notícias