sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Museu da Ciência de São Carlos lança planetário e novas exposições

14 Jul 2015 - 20h17
0 - 0 -

Muitas novidades marcam a programação do mês de julho no Museu da Ciência de São Carlos “Professor Mário Tolentino”. Durante as próximas semanas, os visitantes poderão conferir as exposições “Computação e Copa num só ritmo”, “A Disciplina Escolar em Boletins de Notas” e o Planetário Itineranteda USP. 

A exposição “Computação e Copa num só ritmo” é realizada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e mostra a evolução dos computadores relacionado-a com as Copas do Mundo.

O coordenador do Museu da Ciência, Paulo Milanez, explicou que a exposição mostra desde a Copa do Mundo de 1930, apresentando o que existia no despertar da computação da época. “As pessoas poderão relacionar as Copas com a evolução sequencial e difícil dos computadores até os dias de hoje. A exposição também conta com máquinas desenvolvidas durante o período inicial da computação e algumas informações sobre tecnologias previstas para os próximos anos”, afirmou o coordenador.  

Na exposição de boletins, realizada pela UFSCar com apoio do CNPq, a população poderá encontrar documentos existentes desde 1930. “Não é apenas uma exposição de boletins antigos e novos, mas sim o resultado de um estudo muito interessante. Percebemos diversas coisas que foram se alterando com o tempo, como por exemplo, a nomenclatura das matérias, critérios de avaliação, normas de aptidão e conduta, notas, conceitos e graduações”, explicou Paulo.  

 

Planetário Itinerante da USP

Durante toda essa semana da SBPC, o Museu da Ciência estará recebendo inúmeros estudantes e a população no Planetário Itinerante da USP, coordenado pelo professor Vanderlei Bagnato, docente do Instituto de Física de São Carlos IFSC-USP. O projeto foi idealizado pela coordenadora de Difusão Científicado Grupo de Óptica, Wilma Barrionuevo, em parceria com o Museu da Ciência.

De acordo com a coordenadora Wilma Barrionuevo, o objetivo dessa atividade é apresentar e ensinar conteúdos sobre o universo, o nascimento do Sistema Solar e outras questões como a definição de átomos e células. “Queremos mostrar para a população a Ciência que é feita nas Universidades. Nossa meta principal é despertar no jovem o prazer pela Ciência, pois nós acreditamos que a evolução do país está na Educação de qualidade. Quando os jovens escolhem esse caminho, eles acabam inserindo o próprio país nesse contexto mundial e globalizado, onde a tecnologia e a inovação dão as cartas”, disse ela.

Nesta terça-feira (14), primeiro dia exibição, o planetário foi visitado por estudantes, população geral e também por um grupo da Fundação Casa. Todos se mostraram felizes com a exibição e disseram nunca terem tido tal oportunidade. As monitoras do Museu conduziram as sessões do Planetário, bem como levaram os visitantes à todas as demais atrações do local.

Segundo seus idealizadores, durante o segundo semestre de 2015 o planetário será levado escolas e locais públicos, para que estudantes e a população tenham acesso a filmes sobre temas diversos.

O Museu da Ciência de São Carlos “Professor Mário Tolentino” funciona de terça e quinta-feira, das 8 às 21h30; quarta e sexta-feira, das 8 às 17h30 e sábado, das 12 às 16h30. O Planetário irá oferecer várias sessões gratuitas de manhã e à tarde. Para grupos, é necessário ligar no Museu e agendar a visita, pelo telefone (16) 3307-6903. A entrada é gratuita.

Leia Também

Últimas Notícias