quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Morre a Professora Doutora Carminda Nogueira de Castro Ferreira

14 Out 2010 - 13h22

Faleceu na manhã desta quinta-feira (14), aos 89 anos no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, a Professora Doutora Carminda Nogueira de Castro Ferreira, “Cidadã Honorária de São Carlos” e fundadora da Escola de Biblioteconomia e Documentação, personalidade de destacada atuação no magistério e junto à comunidade de São Carlos, cidade que adotou como sua quando aqui chegou em 1948, procedente de Portugal  onde nasceu em Espinho,no ano de 1921.

A Professora Carminda além do título de cidadania são-carlense recebeu diversas homenagens do município, da UFSCar e da União Cívica Feminina. Ainda neste ano, no dia 12 de março, a Câmara Municipal de São Carlos prestou-lhe tributo de reconhecimento na sessão solene comemorativa ao Dia do Bibliotecário.

Ao lado do marido, o Cônsul Honorário de Portugal Oscar Ferreira, falecido no ano de 2000, a professora Carminda constituiu uma família de 11 filhos, 30 netos e 10 bisnetos.

A sólida formação que recebeu moldou seus caminhos de educadora. Dona Carminda era Doutora em Letras Românicas pela Universidade de Coimbra e mestre em Biblioteconomia. Pós-graduada em Ciência da Informação e Administração de Empresas. Especialista em organização de arquivos empresariais e públicos.

Lecionou no Colégio São Carlos, Colégio Diocesano e universidades, oferecendo notável contribuição ao ensino em nossa cidade.

Dotada de grande dinamismo e energia, teve trabalho de destaque na coordenação de seminários nas áreas de informática e reprografia. Ministrou cursos em universidades, empresas e realizou eventos sobre temas como:  Documentação e Informática, Novas Tecnologias a Serviço da Informação, Estrutura Organizacional, Análise de Valor, Secretariado Eficaz, Gestão do Conhecimento, atendimento ao cliente, uso inteligente do correio eletrônico e outros temas.Até recentemente,exercia funções de assessoria em escritórios de advocacia de São Paulo, realizando com grande eficiência, trabalhos nas áreas de comunicação e organização em importantes empresas de São Carlos e da Capital.

A importante contribuição de Carminda e Oscar à divulgação da cultura portuguesa valeu ao Consulado Honorário a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique, justa e merecida homenagem ao muito que fizeram.

O corpo da saudosa professora será trasladado para São Carlos na tarde desta quinta-feira onde será velado na igreja de São Benedito.

Leia Também

Últimas Notícias