sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Moradores da Represa do 29 reclamam da coleta de lixo no local

26 Jan 2012 - 11h21Por Danilo Moreno

Moradores do Condomínio da Concórdia (Represa do 29) entraram em contato com a redação do São Carlos Agora para reclamar da forma de armazenamento e da coleta de lixo no bairro.

O morador R.B. nos contou que o bairro é formado por aproximadamente 120 chácaras, sendo que cerca de 70 dessas são habitadas, porém o local também conta 13 famílias assentadas e são disponibilizados apenas dois containeres, com pouco mais de 2,5 m³ cada uma para todos os moradores, visitantes, comercio local, campistas e pessoas que transitam pela estrada municipal. "Com a coleta sendo semanal o que torna inviável o armazenamento pelo montante de lixo acumulado. Mesmo com a gente efetuando várias solicitações junto a prefeitura, ainda nada mudou", disse.

Segundo ele, as caçambas são localizadas em local impróprio, pois além de ficar na estrada e entrada do bairro, o terreno é íngreme e todo lixo que fica para fora do container é espalhado por animais diversos e a própria intempérie se encarrega de espalhar pela via e levar ao leito do rio (a menos de 30 metros) que desemboca na represa.

B. também questionou se a Prefeitura não tem nenhum projeto para conscientização para alguns dos moradores e dos freqüentadores eventuais da Represa com relação preservação ambiental da Represa. "Muitos desse freqüentadores eventuais não cooperam com o recolhimento do lixo que eles produzem e como a PMSC não faz um trabalho atuante de conscientização, a coletas nas ruas e margens da Represa fica ao encargo de poucos moradores que se prontificam a fazer o recolhimento desse lixo preocupado com os diversos danos ambientais" comentou.

O morador disse que existem outras duas caçambas no lado esquerdo da represa para atender aos visitantes do balneário que são tão ruins quanto as que servem os moradores e também são pouco usadas, "pois os visitantes preferem deixar o lixo às margens da represa mesmo" lamentou.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Serviços Públicos com relação ao problema relacionado ao excesso de lixo na Represa do 29, a Prefeitura Municipal, já vistoriou o local  a pedido da população e já a partir desta semana expandiu para dois dias a freqüência de coleta do lixo depositado nos dois containeres existentes.

O objetivo é melhorar o recolhimento de lixo em locais onde o "porta a porta" não é viável. Muitas vezes, a lixeira não está com sua capacidade completa e o lixo é jogado fora dela. A conscientização no local se dará por meio de placas que informam que tipo de lixo pode ser ali despejado e os horários do recolhimento.

Faça a sua denúncia atráves do canal "VC NO SCA". Envie fotos e vídeos sobre a sua reclamação.

Leia Também

Últimas Notícias